CEO da Dell é reeleito a Conselho com poucos votos de acionistas
O fundador e presidente-executivo fabricante de computadores Dell, Michael Dell, foi reeleito nesta semana como CEO da companhia, mas sem a reputação desejada. Isso porque mais de um quarto dos investidores se negou a votar nele, o que reflete o descontentamento de acionistas com seu desempenho no cargo.
A Dell informou em documento enviado à Securities and Exchange Comission (SEC) na terça-feira que 25,1% dos votos, ou 377,8 milhões dos 1,5 bilhão de votos da assembleia anual da empresa, não foram em apoio ao executivo.
Michael Dell recebeu o menor número de votos dentre os 11 membros reeleitos do conselho.
A Dell, que já foi a maior vendedora de PCs do mundo, hoje se encontra em terceiro lugar, atrás de HP e Acer. A companhia perdeu sua participação de mercado ao invés de entrar na disputa de suas concorrentes por preços mais baixos, uma vez que os cortes prejudicariam ainda mais as margens da empresa.
As ações da Dell registraram queda de mais de 13% no ano passado, enquanto o índice Nasdaq avançou 14% no período.
A empresa fez diversas pequenas aquisições no último ano, em busca de ampliar suas operações para além de PCs. Esta semana, a companhia anunciou a compra da empresa de armazenamento de dados 3PAR por US$ 1,15 bilhão.
» Dell compra 3PAR por US$ 1,15 bi