Teste: Citroën C3 Attraction 1.6 tem projeto defasado
No Brasil, o C3 ainda mantém o visual de 2012 e oferece poucos equipamentos de segurança em relação aos rivais, mas o câmbio é bom
Na Europa, o Citroën C3 é comercializado em uma nova geração desde 2016, com design que alinhado à nova identidade visual da marca, inaugurada pelo C4 Cactus. Por aqui, o hatch ainda é vendido com o design da atualização de 2012, sem previsão da chegada da nova geração.
Para não ficar muito defasado em relação aos concorrentes diretos, o C3 passou por algumas melhorias no Brasil ao decorrer dos anos. Em 2017, o hatch passou a contar novo motor para as versões de entrada, o 1.2 Pure Tech de três cilindros, e ganhou nova transmissão automática Aisin de seis velocidades para as configurações 1.6.
Na linha 2020, a central multimídia do Citroën C3 passou a ser a mesma do C4 Cactus, com tela de 7’’ e espelhamento de smartphones. Além disso, a versão avaliada (Attraction 1.6) ganhou revestimento preto fosco na coluna das portas e novas rodas de liga leve aro 15, com mesmo desenho do conjunto que equipava a versão Tendance (saiu de catálogo).
Apesar de serem bem-vindas, as mudanças mecânicas e de conteúdo ainda não são suficientes para equilibrar a idade de projeto do Citroën C3, que tem visual desalinhado com a Europa e oferece poucos itens de segurança e tecnologia. Uma prova disso é o baixo desempenho nas vendas. Segundo a Fenabreve, no mês de agosto, o hatch emplacou somente 192 unidades, número bastante inferior ao do irmão maior Citroën C4 Cactus, que atuou com 1.114 exemplares no mesmo período.
O C3 não tem a mesma imagem de compacto premuim de quando chegou remodelado no Brasil em 2012. Com a chegada dos novos concorrentes Fiat Argo, Volkswagen Polo e Toyota Yaris, o modelo começou a ficar esquecido no mercado brasileiro, principalmente pela falta de alguns equipamentos de segurança como controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa.
Além disso, não há opção de airbags de cortina.Na versão Attraction há apenas airbags fronatis e dois apoios de cabeça no banco traseiro. Somente a Exclusive oferece quatro airbags (dois frontais e dois laterais) e o terceiro apoio de cabeça.
Em compensação, o Citroën C3 encanta pela praticidade e pelo conforto em viagens urbanas. Com dimensões compactas e direção elétrica precisa, o hatch é bastante funcional para rodar na cidade. O design arredondado permite boa visibilidade interna e o raio de giro curto facilita as manobras de estacionamento.
O bom câmbio automático de seis velocidades também contribui para a comodidade em circuitos urbanos. As trocas são mais rápidas e suaves do que as da antiga transmissão de quatro velocidades, proporcionando melhor consumo de combustível e baixo nível de ruído interno. Além do modo Drive, ainda há a opção Sport, que deixa a condução mais dinâmica e realiza as trocas em giros mais altos, e o modo Eco, voltado para a redução do consumo de combustível (reduz até 5% na cidade).
Ao trafegar por trechos irregulares, dá para perceber que os franceses tiveram bom trabalho nos ajustes das suspensões do C3. O nível de vibração interna é baixo e permite conforto aos passageiros.
Como itens de série o C3 Attraction oferece ar-condicionado digital, porta-luvas refrigerado, vidros e retrovisores elétricos, regulagem de altura e profundidade da coluna de direção, câmera de ré, faróis de neblina e LEDs diurnos.
O que é novo
- Rodas de liga leve aro 15 e revestimento escurecido na coluna das portas na versão Attraction 1.6.
- Central multimídia de 7’’ sensível ao toque com espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple Carplay.
- Transmissão automática de seis velocidades.
O que nós gostamos
- Praticidade no dia a dia.
- Suavidade e agilidade da transmissão automática.
- Modos de condução Sport e Eco.
- Posição de dirigir.
- Porta-luvas refrigerado.
O que pode melhorar
- Equipamentos de segurança.
- Espaço para porta-objetos
- Não há ajustes de altura dos cintos de segurança.
Os números
- Motor: 1.6 flex
- Potência máxima: 118 cv a 5.750 rpm (e)
- Torque máximo: 158 Nm a 4.750 rpm (e)
- Câmbio: 6 marchas AT
- Comprimento: 3,944 m
- Largura: 1,708 m
- Altura: 1,521 m
- Entre-eixos: 2,460 m
- Peso: 1.182 kg
- Pneus: 195/60 R15
- Porta-malas: 300 litros
- Tanque: 55 litros
- 0-100 km/h: 12s2
- Velocidade máxima: 193 km/h
- Consumo cidade: 10,9 km/l (g)
- Consumo estrada: 13,2 km/l (g)
- Emissão de CO2: 113 g/km
- Modelo avaliado: 2019