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Teste: Citroën C3 Attraction 1.6 tem projeto defasado

No Brasil, o C3 ainda mantém o visual de 2012 e oferece poucos equipamentos de segurança em relação aos rivais, mas o câmbio é bom

25 set 2019 - 19h18
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O C3 brasileiro ainda mantém o desenho arredondado da primeira geração (2002).
O C3 brasileiro ainda mantém o desenho arredondado da primeira geração (2002).
Foto: Divulgação

Na Europa, o Citroën C3 é comercializado em uma nova geração desde 2016, com design que alinhado à nova identidade visual da marca, inaugurada pelo C4 Cactus. Por aqui, o hatch ainda é vendido com o design da atualização de 2012, sem previsão da chegada da nova geração.

Para não ficar muito defasado em relação aos concorrentes diretos, o C3 passou por algumas melhorias no Brasil ao decorrer dos anos. Em 2017, o hatch passou a contar novo motor para as versões de entrada, o 1.2 Pure Tech de três cilindros, e ganhou nova transmissão automática Aisin de seis velocidades para as configurações 1.6. 

Na linha 2020, a central multimídia do Citroën C3 passou a ser a mesma do C4 Cactus, com tela de 7’’ e espelhamento de smartphones. Além disso, a versão avaliada (Attraction 1.6) ganhou revestimento preto fosco na coluna das portas e novas rodas de liga leve aro 15, com mesmo desenho do conjunto que equipava a versão Tendance (saiu de catálogo).

Apesar de serem bem-vindas, as mudanças mecânicas e de conteúdo ainda não são suficientes para equilibrar a idade de projeto do Citroën C3, que tem visual desalinhado com a Europa e oferece poucos itens de segurança e tecnologia. Uma prova disso é o baixo desempenho nas vendas. Segundo a Fenabreve, no mês de agosto, o hatch emplacou somente 192 unidades, número bastante inferior ao do irmão maior Citroën C4 Cactus, que atuou com 1.114 exemplares no mesmo período.

O Citroën C3 Attraction 1.6 AT é um hatch compacto 2 estrelas, segundo os critérios do Guia do Carro.
O Citroën C3 Attraction 1.6 AT é um hatch compacto 2 estrelas, segundo os critérios do Guia do Carro.
Foto: Guia do Carro

O C3 não tem a mesma imagem de compacto premuim de quando chegou remodelado no Brasil em 2012. Com a chegada dos novos concorrentes Fiat Argo, Volkswagen Polo e Toyota Yaris, o modelo começou a ficar esquecido no mercado brasileiro, principalmente pela falta de alguns equipamentos de segurança como controles eletrônicos de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa. 

Além disso, não há opção de airbags de cortina.Na versão Attraction há apenas airbags fronatis e dois apoios de cabeça no banco traseiro. Somente a Exclusive oferece quatro airbags (dois frontais e dois laterais) e o terceiro apoio de cabeça.

Em compensação, o Citroën C3 encanta pela praticidade e pelo conforto em viagens urbanas. Com dimensões compactas e direção elétrica precisa, o hatch é bastante funcional para rodar na cidade. O design arredondado permite boa visibilidade interna e o raio de giro curto facilita as manobras de estacionamento.

A transmissão automática Aisin de seis velocidades privilegia o conforto.
A transmissão automática Aisin de seis velocidades privilegia o conforto.
Foto: Divulgação

O bom câmbio automático de seis velocidades também contribui para a comodidade em circuitos urbanos. As trocas são mais rápidas e suaves do que as da antiga transmissão de quatro velocidades, proporcionando melhor consumo de combustível e baixo nível de ruído interno. Além do modo Drive, ainda há a opção Sport, que deixa a condução mais dinâmica e realiza as trocas em giros mais altos, e o modo Eco, voltado para a redução do consumo de combustível (reduz até 5% na cidade). 

Ao trafegar por trechos irregulares, dá para perceber que os franceses tiveram bom trabalho nos ajustes das suspensões do C3. O nível de vibração interna é baixo e permite conforto aos passageiros. 

Como itens de série o C3 Attraction oferece ar-condicionado digital, porta-luvas refrigerado, vidros e retrovisores elétricos, regulagem de altura e profundidade da coluna de direção, câmera de ré, faróis de neblina e LEDs diurnos. 

A central multimídia com espelhamento de celular é a mesma do Citroën C4 Cactus.
A central multimídia com espelhamento de celular é a mesma do Citroën C4 Cactus.
Foto: Divulgação

O que é novo

  • Rodas de liga leve aro 15 e revestimento escurecido na coluna das portas na versão Attraction 1.6.
  • Central multimídia de 7’’ sensível ao toque com espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple Carplay.
  • Transmissão automática de seis velocidades.

O que nós gostamos

  • Praticidade no dia a dia.
  • Suavidade e agilidade da transmissão automática.
  • Modos de condução Sport e Eco.
  • Posição de dirigir.
  • Porta-luvas refrigerado.

O que pode melhorar

  • Equipamentos de segurança.
  • Espaço para porta-objetos
  • Não há ajustes de altura dos cintos de segurança.
A versão Attraction 1.6 é a mais acessível com câmbio automático.
A versão Attraction 1.6 é a mais acessível com câmbio automático.
Foto: Divulgação

Os números

  • Motor: 1.6 flex
  • Potência máxima: 118 cv a 5.750 rpm (e)
  • Torque máximo: 158 Nm a 4.750 rpm (e)
  • Câmbio: 6 marchas AT
  • Comprimento: 3,944 m 
  • Largura: 1,708 m 
  • Altura:  1,521 m
  • Entre-eixos: 2,460 m
  • Peso: 1.182 kg
  • Pneus: 195/60 R15
  • Porta-malas: 300 litros
  • Tanque: 55 litros
  • 0-100 km/h: 12s2
  • Velocidade máxima: 193 km/h
  • Consumo cidade: 10,9 km/l (g)
  • Consumo estrada: 13,2 km/l (g)
  • Emissão de CO2: 113 g/km
  • Modelo avaliado: 2019
Guia do Carro
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