PUBLICIDADE

"Supermáquinas" voltam a ser destaque em salão do automóvel

16 jan 2013 - 15h06
(atualizado às 15h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A indústria automotiva deixa de lado o discurso politicamente correto dos motores híbridos e volta a focar no desempenho. Saem os "carros verdes" voltam as máquinas potentes, as centenas de cavalos de potência e velocidades que superam os 300 km/h. Esse foi o resumo dos lançamentos do salão do automóvel de Detroit (EUA), que embora seja focado no que estará nas ruas americanas e no que o motorista de lá gosta, dita tendências do que veremos por todo o mundo, incluindo o Brasil.

Chevrolet Corvette&nbsp;<span style="line-height: 14px; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; color: rgb(93,88,80)">Stingray é um dos "potentes" lançados no salão de Detroit</span>
Chevrolet Corvette Stingray é um dos "potentes" lançados no salão de Detroit
Foto: Gustavo Casadio / Terra

O show de números começou pelas alemãs. Audi, Mercedes-Benz e BMW mostraram alguns dos carros mais potentes - e com motores cada vez menores para entregar o mesmo número de cavalos - do salão. A Mercedes fez de Detroit palco de seus lançamentos da Classe E e o destaque ficou para o E 63 AMG S-model equipado com propulsor 5.5 l V8 biturbo que entrega 577 cavalos e leva o carro a 300 km/h. A concorrente BMW não deixou por muito menos e promete 560 cavalos de potência no V8 turbo que move a M6 Gran Coupe. Já a marca das quatro argolas enfatizou o fato de seu RS 7 Sportback chegar a 305 km/h atingidos graças a um 4.0 l que gera 560 cavalos.

Um dos ícones americanos, o Corvette, nem combinaria com o discurso de baixa emissão de poluentes ou motores de baixo consumo. Por isso mesmo a GM entregou a 7ª geração do carro com um propulsor 6.2 l de oito cilindros, que leva o carro de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos. A britânica Bentley fez a estreia do Continental GT Speed Convertible, que bate os 325 km/h e é entitulado pela marca como o conversível para quatro pessoas mais rápido do mundo.

A italiana Maserati trabalhou em conjunto com a Ferrari e criou um novo propulsor para o Quattroporte que é menor (3.8 l comparado ao atual 4.7 l), mas que entrega mais potência que o antigo: 530 cavalos contra os antigos 440 cavalos de seu antecessor. Mais uma marca ligada à performance e esportividade apostou no discurso da potência em seu lançamento para Detroit. A Porsche equipou o novo Cayenne Turbo S com um 4.8 l biturbo que gera 550 cavalos de potência (50 a mais que o da versão Turbo) e leva a SUV de zero a 100 km/h em 4s3.

Salão de Detroit

O salão do automóvel de Detroit é um dos mais importantes do mundo e abre a temporada de novidades da indústria automobilística. Fabricantes como GM, Volkswagen, Ford, Audi, Toyota, Maserati, Honda, Mercedes, Nissan, BMW e outras mostram os carros que estarão nas ruas – inclusive do Brasil – nos próximos meses. O evento ocorre depois de uma retomada nas vendas nos Estados Unidos no ano passado, a níveis de 2007 (antes da crise mundial). Serão apresentadas cerca de 50 novos modelos, com a presença de 6 mil jornalistas. A feira fica aberta ao público até 27 de janeiro.

O jornalista viajou a convite da Anfavea.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade