Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Carrefour tem vendas abaixo do esperado no 1º tri com desaceleração do mercado brasileiro

22 abr 2026 - 14h52
Compartilhar
Exibir comentários

A rede de supermercados Carrefour ‌divulgou nesta quarta-feira vendas abaixo do esperado para o primeiro trimestre, devido à retração de seus negócios no Brasil, enquanto o diretor financeiro da varejista afirmou que os consumidores na França, seu maior mercado, têm se mostrado resilientes até o momento ao impacto da guerra com o ⁠Irã.

As vendas no Brasil caíram devido às taxas de juros muito ‌altas que afetaram o poder de compra dos consumidores, enquanto as vendas comparáveis na França cresceram 1,4%, uma melhora em relação ao final do ‌ano passado.

"No Brasil, em um contexto macroeconômico ‌marcado por volumes de alimentos consistentemente negativos, o grupo apresentou ⁠um desempenho resiliente", afirmou o diretor financeiro Matthieu Malige.

A receita do primeiro trimestre para o grupo como um todo foi de 21,1 bilhões de euros, inferior aos 21,8 bilhões esperados pelos analistas, segundo consenso compilado pela Visible Alpha.

O forte crescimento na Espanha, onde as vendas aumentaram 3,1%, ‌ajudou a compensar em parte o desempenho negativo no Brasil, que registrou ‌queda de 0,8%, ficando ⁠abaixo da expectativa ⁠dos analistas de crescimento de 0,6%.

CUSTOS MAIS ALTOS

O Carrefour, que viu suas margens ⁠de lucro diminuírem para 2,6% no ‌ano passado, ante 3,1% ‌em 2021, agora enfrenta custos mais altos em todos os seus mercados, já que a guerra com o Irã elevou acentuadamente os preços da energia, um choque que pode se refletir em preços ⁠mais altos dos alimentos.

Malige minimizou o impacto do conflito, afirmando que espera que a inflação dos alimentos na França permaneça baixa este ano e que a varejista não observou nenhuma mudança no comportamento dos consumidores em março, o primeiro mês ‌da guerra.

O Carrefour opera no Oriente Médio por meio de sua parceira de franquia Majid Al Futtaim, e Malige afirmou que todas ⁠as suas lojas na região estão abertas e que não há problemas de abastecimento ou estoque no momento.

A segunda maior rede de supermercados da França afirmou ter inaugurado 88 novas lojas de conveniência no país no primeiro trimestre, o que a ajudou a recuperar participação de mercado após perder clientes para a concorrente E. Leclerc, que oferece preços mais baixos.

As ações da empresa de 12 bilhões de euros subiram 18% desde o início do ano, à medida que os investidores acolheram bem o plano do presidente-executivo Alexandre Bompard de se concentrar nos principais mercados, França, Espanha e Brasil, e aumentaram a esperança de que a varejista possa se tornar mais competitiva.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra