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Black Friday perde força nos EUA e vendas caem 11%

Vendas online conquistaram uma importância maior neste ano e a Black Friday teve a sua relevância para o comércio diminuída

1 dez 2014 - 13h53
(atualizado às 15h08)
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Un cliente revisa videojuegos en oferta en un local de la cadena Best Buy en Westbury, EEUU, nov 28 2014. Las aglomeraciones de gente en los centros comerciales de Estados Unidos no eran muy grandes durante la mañana del "Black Friday", una señal de que los compradores se están habituando a la cascada de ofertas tras la algarabía por los descuentos en la noche del Día de Acción de Gracias y el alza de ventas online.
Un cliente revisa videojuegos en oferta en un local de la cadena Best Buy en Westbury, EEUU, nov 28 2014. Las aglomeraciones de gente en los centros comerciales de Estados Unidos no eran muy grandes durante la mañana del "Black Friday", una señal de que los compradores se están habituando a la cascada de ofertas tras la algarabía por los descuentos en la noche del Día de Acción de Gracias y el alza de ventas online.
Foto: Shannon Stapleton / Reuters

As vendas de fim de ano nos Estados Unidos, que tiveram início na última semana - com feriado de Ação de Graças na quinta e a Black Friday na sexta-feira - caíram 6,4% em relação ao ano passado. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira, pela Reuters.

Segundo a publicação, os consumidores americanos gastaram, em média, US$ 380,95 no feriado prolongado de quinta à domingo, menos do que os US$ 407,02 gastados no período no ano passado. No total, os gastos caíram cerca de 11%, alcançando os US$ 50,9 bilhões neste final de semana.

Para o presidente e chefe executivo da NRF, Matthew Shay, os dados comprovam que há uma "mudança evolutiva" nas compras de férias dos consumidores e varejistas americanos e essa tendência deve continuar.

Obama aproveita feriado nos EUA e faz compras em livraria:

As vendas online conquistaram uma importância crescente neste ano e a Black Friday teve a sua relevância para o comércio diminuída. 

Segundo a comScore, empresa especialista em análise de varejo, as vendas online nos EUA subiram 32% no dia de Ação de Graças e 26% na data da Black Friday. 

Este feriado prolongado é visto como um indicador precoce do humor do consumidor no fim de ano, temporada que gera cerca de 30% das vendas e quase 40% dos lucros anuais dos varejistas.

Descontos relacionados ao vestuário, televisores e brinquedos foram os mais populares neste ano. Eles foram seguidos pelos jogos de videogame, artigos de decoração e as joias. 

Lojas de departamento como a Macys foram as mais visitadas, seguidas por lojas de desconto como o Wal-Mart, Target e as cadeias de eletrônicos, como a Best Buy.

Segundo a NRF, quase dois em cada cinco consumidores fizeram compras online durante o fim de semana. No sábado, a empresa de pesquisa ShopperTrack disse que as vendas em lojas de varejo caíram em 0,5%.

De acordo com a RetailNext, outra empresa de consultoria, o tráfego geral de compradores da Black Friday caiu 14%, mas a média de gastos subiu 1,9%.

"As vendas na Black Friday foram muito decepcionantes. No entanto, varejistas conseguiram dirigir muitos consumidores para seus sites, o que pode ajudar nas vendas de fim de ano em geral", disse Shelley Kohan, vice-presidente da RetailNext.

A NRF manteve sua previsão de que as vendas do varejo devem subir 4,1% nesta temporada nos EUA.

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Fonte: Terra
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