PUBLICIDADE

Black Friday "à brasileira" se antecipa e começa na quarta-feira

A versão brasileira deve gerar vendas online de R$ 340 milhões, o que representa um crescimento de 50% em evento de 2012

27 nov 2013 - 16h10
(atualizado às 16h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Nos EUA, consumidores começam a acampar em frente às lojas desde segunda-feira
Nos EUA, consumidores começam a acampar em frente às lojas desde segunda-feira
Foto: AP

O dia no ano com as "maiores promoções e descontos" de produtos eletrônicos no comércio americano, o Black Friday (sexta-feira negra, tradução livre), chega à sua quarta edição no Brasil de uma forma mais completa – e antecipada -  que a versão americana. Enquanto as lojas dos EUA concentram as ofertas no setor de eletrônicos e em um único dia, a versão nacional começa nesta quarta e na quinta-feira em algumas lojas e agrega ofertas até o sábado em segmentos como saúde e beleza, petshop, passagens aéreas, brinquedos, casa e decoração, instrumentos musicais, fitness, viagens, livros e revistas e produtos automotivos. 

A versão brasileira deve gerar vendas online de R$ 340 milhões, o que representa um crescimento de 50% em evento de 2012, conforme informações do Busca Descontos, site que começou a promover a ação no País. A "vontade" em oferecer produtos mais baratos é tão grande que uma marca de roupas já tem descontos de até 90% em cerca de 3 mil produtos desde as 14h desta quarta-feira. Apenas quem já tiverem cadastro no site da Lets (www.uselets.com.br) poderão aproveitar a antecipação. 

Como chegou ao Brasil por meio do comércio online, a Black Friday brasileira é bastante diferente da realizada nos Estados Unidos, onde consumidores fazem filas na porta das lojas na quinta-feira em que é comemorado o Dia de Ação de Graças. Alguns mais ansiosos, levantam acampamento nas lojas alguns dias antes. Para as lojas, o objetivo é limpar os estoques para as festas do final de ano, sair do vermelho e chegar ao preto (de onde vem o nome).

O evento também dá início ao período das compras de Natal.  Além dos Estados Unidos, a ação vem sendo adotada por comerciantes de países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai. Por aqui, apenas algumas redes participam do dia de promoções, mas a tradição de acampar na fila ainda não atingiu os brasileiros. 

Brasil

O Extra terá uma edição do Black Friday tanto na loja virtual como nas lojas físicas. Segundo informações da assessoria de imprensa, a rede antecipou as promoções exclusivas nos hipermercados e supermercados e as ofertas estarão disponíveis a partir das 22h do dia 28 e valerão para todo o dia 29. A ação promoverá descontos nas seções de mercearia, perecíveis, eletro, têxtil, bazar, além de itens de Natal. Todas as lojas de hipermercado funcionarão durante a madrugada.

O Walmart Brasil também vai antecipar os descontos para esta quinta-feira. A rede abrirá todas suas lojas às 6h da manhã e promete descontos de até 70%. Segundo informações da assessoria de imprensa, desde 2011, a rede supera todas as suas expectativas de vendas e em 2012 o crescimento foi de 35% em relação ao ano anterior. A expectativa é que o crescimento seja semelhante em 2013.  Para Claudio Tonello, vice-presidente de marketing e inteligência de mercado da rede, o setor de televisores deve representar cerca de 35% do total de vendas do evento e as TVs LED, notebooks, tablets, smartphones e eletro portáteis serão os principais responsáveis pelos bons resultados. A ação acontece em todos os hipermercados Walmart, Hiper Bompreço e BIG.

A Black Friday em todas as lojas Fnac também começa na véspera. Segundo a empresa, os descontos chegam a 80%. A partir das 10h desta quinta-feira, os clientes preferenciais “Associados Fnac” poderão comprar os produtos, e a partir das 20h as ofertas também estarão disponíveis para os demais clientes. O site venderá produtos com desconto a partir da 0h da sexta. A marca de maquiagem e cosméticos Sephora faz uma semana da Black Friday no seu site (www.sephora.com.br), com descontos de até 70%. 

De acordo com informações da assessoria de imprensa do Busca Descontos, no Brasil haverá ofertas em 120 lojas virtuais a partir da 0h do dia 29 de novembro no site www.blackfriday.com.br com destaque para empresas como Netshoes, Walmart.com.br, Magazine Luiza, Cia. Hering, Coca Cola Clothing, RiHappy, TAM e Americanas.com.

Em 2012, foram vendidos R$ 217 milhões em produtos, segundo a ClearSale, empresa especializada em soluções para autenticação de vendas no e-commerce. A empresa estima que cerca de 850 mil pedidos de compra devem ser realizados na data. Pedro Eugenio, presidente do Busca Descontos, diz que foram realizadas parcerias para evitar que as empresas divulguem descontos falsos para o consumidor. O site reunirá cerca de 6 mil produtos. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade