PUBLICIDADE

BCE vê crescimento mais lento no próximo ano e recuperação mais rápida em seguida

10 dez 2020 - 11h06
Compartilhar
Exibir comentários

O Banco Central Europeu estima que o crescimento econômico da zona do euro vai se recuperar mais lentamente no próximo ano conforme a pandemia continua a pesar sobre a produção, mas a recuperação pode ser mais rápida em 2022 do que imaginado antes, de acordo com as projeções atualizadas divulgadas nesta quinta-feira.

Presidente do BCE, Christine Lagarde. REUTERS/Ralph Orlowski -/File Photo
Presidente do BCE, Christine Lagarde. REUTERS/Ralph Orlowski -/File Photo
Foto: Reuters

No que descreve como cenário básico, o BCE estima que o PIB vai expandir 3,9% no próximo ano, contra previsão em setembro de 5%. Mas em 2022, o crescimento é projetado em 4,2%, contra projeção anterior de 3,2%, disse a presidente do BCE, Christine Lagarde.

O BCE também vê a inflação no próximo ano em 1%, inalterada ante a última estimativa, enquanto em 2022 a inflação é calculada em 1,1%, de 1,3% há três meses. Na projeção inicial do banco para 2023, a alta dos preços foi calculada em 1,4%, ainda abaixo da meta do BCE de quase 2%.

Lagarde disse que os riscos para a economia da zona do euro continuam negativos, mas que se tornaram menos pronunciados.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade