PUBLICIDADE

BC eleva taxa básica de juros a 11,75%, maior nível em 5 anos

Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu elevar Selic em 1 ponto porcentual, reduzindo o ritmo de alta; nas últimas três reuniões, o BC havia elevado a taxa em 1,50 ponto porcentual

16 mar 2022 - 19h24
(atualizado às 19h34)
Compartilhar
Exibir comentários
Sede do Banco Central; Comitê de Política Monetária (Copom) se reuniram para decidir os rumos da taxa Selic, a taxa básica de juros. 
Sede do Banco Central; Comitê de Política Monetária (Copom) se reuniram para decidir os rumos da taxa Selic, a taxa básica de juros.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil / Estadão

BRASÍLIA - Mesmo com mais um choque de preços no País gerado pela guerra na Ucrânia e um novo descumprimento da meta de inflação no radar, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu o ritmo de alta da Selic (a taxa básica de juros). A Selic subiu 1 ponto porcentual, de 10,75% para 11,75% ao ano, o maior nível desde abril de 2017 (12,25%), ou seja, em cinco anos. Nas últimas três reuniões, o BC havia elevado a taxa em 1,50 ponto porcentual.

A decisão desta quarta-feira, 16, foi a nona alta consecutiva da Selic - após a taxa chegar à mínima histórica de 2% - acumulando 9,75 pontos de ajuste. A última vez que houve nove aumentos seguidos (completando um ano de aperto) foi entre abril de 2013 e abril de 2014.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade