Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Banco dos Brics reitera que não avalia novos projetos na Rússia

26 jul 2023 - 09h08
(atualizado às 09h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, também conhecido como Banco dos Brics) reiterou nesta quarta-feira que não está considerando novos projetos na Rússia e opera em conformidade com as restrições aplicáveis nos mercados financeiros e de capitais internacionais.

"Quaisquer especulações sobre projetos na Rússia são infundadas", disse em nota o banco, comandado pela ex-presidente brasileira Dilma Rousseff.

A Rússia tem sido alvo de sanções internacionais devido à invasão da Ucrânia pelo país em fevereiro do ano passado.

A nota do Banco dos Brics acrescenta que Dilma estará em São Petersburgo, na Rússia, nesta quarta-feira, para discursar na 2ª Cúpula Rússia-África. Ela também se reunirá com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Os dois países são fundadores do Banco dos Brics, grupo formado também por Brasil, Índia e China.

"Tanto no encontro com os presidentes da Rússia e da África do Sul, Dilma Rousseff vai discutir a próxima Cúpula dos Brics, que será realizada na África do Sul, tratando de temas como a expansão de membros do NDB e outros assuntos", disse a nota.

"Cabe destacar que a expansão dos membros do NDB não tem os mesmos requisitos e critérios aplicáveis à expansão dos membros do grupo geopolítico Brics. Hoje o banco já tem entre seus membros Bangladesh, Egito e Emirados Árabes Unidos."

A nota informou ainda que Dilma se reunirá com representantes de outros países africanos às margens do evento em São Petersburgo e que usará o encontro para discutir sua participação na próxima cúpula dos Brics, a ser realizada entre os dias 22 e 24 de agosto na África do Sul.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade