PUBLICIDADE

Aprenda como se cadastrar e fazer pagamentos com o WhatsApp

Serviço de pagamento do WhatsApp está disponível para usuários do Android e iOS

21 jul 2021 17h31
ver comentários
Publicidade
Pagamentos via WhatsApp
Pagamentos via WhatsApp
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Conversas por vídeo de forma gratuita e ilimitada, grupos para bater papo com toda a turma de amigos, figurinhas divertidas, áudios acelerados e… ferramenta de pagamentos. Sim, estamos falando dele: do WhatsApp!

Lançado em 2009, o aplicativo iniciou a sua jornada de forma simples, sendo utilizado apenas para envio de mensagens de texto e, posteriormente, de fotos e vídeos. De acordo com o site TechTudo, em fevereiro de 2014, porém, uma pequena revolução chamada Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, chegou ao WhatsApp. Zuckerberg comprou a ferramenta por US$ 19 bilhões e, a partir daí, novidades importantes foram sendo adicionadas ao WhatsApp, como a chamada de voz em 2015 e a de vídeo em 2016. 

Contudo, foi em 2021 que o aplicativo deu um de seus passos mais ousados e lançou a opção dos usuários realizarem pagamentos dentro da própria plataforma. A atualização passou a funcionar em maio, mas estima-se que ela ficará disponível para todos os usuários até o final deste ano.

Abaixo explicamos o passo a passo de como utilizar a ferramenta de forma simples e segura. Confira!

Como realizar pagamentos via WhatsApp?

Para começar a realizar os pagamentos via WhatsApp hoje mesmo, siga esses 4 passos listados abaixo e aproveite a novidade. 

Passo 1: verifique se o serviço está disponível em seu WhatsApp

Acesse o seu WhatsApp pelo celular, vá em Configurações e verifique se a opção "Pagamentos" está aparecendo para você. Em alguns celulares, a função "Pagamentos" estará dentro da opção "Configurações", já em outros, o botão "Pagamentos" estará disponível para o usuário ao clicar nos três pontinhos no topo direito da tela. 

Caso não esteja visível de nenhuma das duas formas, tente atualizar o aplicativo através da sua loja de apps (Google Play ou Apple Store) e verifique novamente. 

Passo 2: cadastre uma forma de pagamento

Esse é o passo principal e por isso precisa de muita atenção. Antes de começar o cadastro em si, é importante frisar que para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares, você precisará configurar o Facebook Pay (conforme explicado abaixo) e utilizar um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito emitidos por um dos bancos participantes.

Com o cartão em mãos, #partiu cadastrar! 

- Abra o WhatsApp e selecione Configurações > Pagamentos > Facebook Pay > Continuar;

- Aceite os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Pagamentos e clique novamente em Continuar;

- Crie um PIN de 6 dígitos para o Facebook Pay;

- Insira seu PIN do Facebook Pay novamente para confirmá-lo;

- Para usar o Touch ID ou o Face ID e não precisar digitar seu PIN manualmente, toque em "Usar o Face ID" ou "Usar o Touch ID". Se preferir, toque em Agora não para inserir seu PIN manualmente;

- Insira seu nome, sobrenome e CPF. Em seguida, toque em Avançar;

- Insira seu endereço completo e toque em Avançar;

- Adicione os dados do seu cartão, incluindo o número, a data de validade e o código CVV. Toque em Salvar;

- Após adicionar os dados do seu cartão, você poderá verificá-lo. Em sua Central de ajuda o WhatsApp explica todas as possibilidades de verificação, por isso, se tiver alguma dificuldade neste ponto, acesse a Central e saiba mais.

Importante: todas as informações listadas acima foram obtidas junto à Central de ajuda do WhatsApp. 

Passo 3: comece a utilizar!

Cadastro feito, cartão verificado, chegou a hora de começar a utilizar. Para realizar um pagamento, acesse a conversa da pessoa para quem você enviará dinheiro, clique na opção de anexo e selecione "Pagamento".

Se for uma conversa privada (só você e a pessoa), a opção de selecionar o valor a ser enviado e o espaço para recado aparecerá direto. Se a conversa for um grupo, antes disso você precisará escolher para qual contato enviará o dinheiro.

Como você já realizou o cadastro do seu Facebook Pay no passo 2, agora é só preencher o valor, deixar um recado (opcional) e seguir com o pagamento. 

O pagamento via WhatsApp é seguro?

De acordo com a Central da plataforma, a ferramenta de pagamentos segue os requerimentos do mercado de pagamentos e protege os dados do cartão de seus usuários, mantendo-os criptografados e armazenados em um local separado e altamente protegido

Contudo, vale prestar atenção em alguns alertas que o WhatsApp faz aos seus usuários:

- Não compartilhar o código de confirmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay ou o código de verificação; 

- Não abrir links enviados por pessoas desconhecidas e, caso receba alguma mensagem suspeita, bloquear e denunciar o número (toque em Bloquear > Denunciar e bloquear);

- Atualizar o sistema operacional do seu aparelho e o aplicativo do WhatsApp com frequência;

- Não deixar o seu celular físico nas mãos de pessoas estranhas.  

Finanças e Empreendedorismo
Publicidade
Publicidade