Aneel determina que distribuidoras de SP e RJ reforcem preparação para clima severo na semana
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou nesta terça-feira que as distribuidoras que atuam nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro reforcem planos de contingência para garantir o fornecimento de energia aos consumidores durante os próximos dias, diante de alerta de eventos climáticos severos emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a agência reguladora, os planos das concessionárias devem contemplar mobilização adicional de equipes treinadas e capacitadas para atuar na recomposição do sistema de distribuição em caso de falhas, além de procedimentos de interlocução com órgãos públicos (Defesa Civil e Corpo de Bombeiros) e autoridades locais.
"A solicitação tem caráter preventivo, mas a agência alerta que o descumprimento das orientações poderá resultar em processos de fiscalização e aplicação de sanções", disse a Aneel, em nota.
A cobrança ocorre depois de um novo episódio de falta de energia por dias na região metropolitana de São Paulo, após a passagem de um ciclone extratropical que danificou a rede elétrica local e afetou o fornecimento de energia a milhões de consumidores atendidos pela Enel São Paulo.