Além da Inglaterra: reinado britânico tem mais 14 países
Apenas 14 países do “Commonwealth” ainda reconhecem a família inglesa como soberana
Apesar de a rainha Elizabeth II ter sido conhecida como rainha da Inglaterra, seu reinado se expandia muito além disso. O rei Charles 3º, herdeiro do trono, se tornou o soberano do Reino Unido (formado pela Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) e de mais 14 países.
Esses países fazem parte do chamado “Commonwealth”, antes “British Commonwelth of Nations” (traduzido como Comunidade Britânica de Nações).
O termo se refere à associação política de 56 países, que fizeram parte do antigo Império Britânico, ou seja, países que foram colonizados pelos ingleses.
Apenas 14 países do “Commonwealth” ainda reconhecem a família inglesa como soberana em seu território, e a perspectiva é de que esse número seja reduzido nos próximos anos.
O rei Charles III reinará sobre quais países?
Os 14 países que atualmente ainda reconhecem a monarquia britênica são: Austrália, Bahamas, Canadá, Belize, Grenada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, São Cristóvão-Nevis-Anguilla, Santa Lúcia e Tuvalu.
Isso não significa que a família real tenha o comando do governo destes países. Eles são monarquias constitucionais, ou seja, são independentes no governo, mas mantiveram a rainha, e agora o rei Charles, como chefe de estado.
Quando a rainha Elizabeth II tomou posse, em 1952, ela era soberana também dos atuais territórios da Índia, Paquistão, Bangladesh e do Sri Lanka. O último país do commonwealth a deixar de reconhecer a monarquia sobre seu território para se tornar uma república foi Barbados, país do Caribe, que deixou a monarquia em 2021.