Ações de educação recuam forte na bolsa após Enamed mostrar mais de 100 cursos de medicina com desempenho insatisfatório
As ações de educação tiveram uma sessão negativa na bolsa paulista nesta segunda-feira, tendo como pano de fundo dados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), com mais de 100 cursos de medicina em todo o país apurando desempenho insatisfatório.
"As graduações receberam notas 1 e 2, consideradas insuficientes pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e serão penalizadas com restrições ao Fies e suspensão de vagas", afirma a nota publicada no site do Ministério da Saúde.
O teste foi realizado no final ano passado pelo Ministério da Educação e apresentado nesta segunda-feira pelos ministros da Sáude, Alexandre Padilha, e da Educação, Camilo Santana, em Brasília.
De acordo com a nota, as ações de supervisão terão como foco 99 cursos de Medicina classificados nas faixas 1 e 2 do Conceito Enade 2025, ou seja, aqueles que apresentaram menos de 60% de seus estudantes com desempenho considerado adequado no exame. Esses cursos pertencem a 93 instituições de educação superior.
Entre as penalidades estão impedimento de aumento de vagas, suspensão de novos contratos do Fies, suspensão da participação do curso no Prouni e suspensão da participação do curso em outros programas federais de acesso.
Analistas do UBS BB consideraram a notícia negativa para o setor, citando que a lista inlcui Afya, Yduqs, Anima e Cogna.
Na B3, entre os papéis que fazem parte do Ibovespa, Cogna ON fechou em baixa de 1,91% e Yduqs ON caiu 1,9%. Fora do Ibovespa, Anima ON perdeu 6,48%. Ainda no setor, Ser recuou 6,77%. Afya é negociada nos Estados Unidos, onde foi feriado nesta segunda-feira.
Procuradas pela Reuters, Cogna, Yduqs e Anima não responderam de imediato.