Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ações caem com tensões no Oriente Médio e foco em balanços

22 abr 2026 - 13h56
Compartilhar
Exibir comentários

As ações ‌europeias caíram nesta quarta-feira, ampliando as perdas para a terceira sessão consecutiva, diante de uma frágil trégua entre os Estados Unidos e o Irã, enquanto os investidores também avaliavam uma série de balanços corporativos regionais.

O Irã apreendeu dois navios no ⁠Estreito de Ormuz, reforçando seu controle sobre a hidrovia estratégica, enquanto ‌o presidente dos EUA, Donald Trump, manteve o bloqueio da Marinha norte-americana à costa iraniana.

O índice pan-europeu STOXX 600 ‌terminou em baixa de 0,4%, a ‌613,88 pontos.

A incerteza geopolítica no Oriente Médio continuou a ⁠pesar sobre os mercados, com os rendimentos dos títulos da zona do euro subindo à medida que o petróleo atingia US$100, já que o anúncio de cessar-fogo por tempo indeterminado de Trump parecia unilateral, sendo que nem Irã nem Israel sinalizaram ‌se honrarão o acordo.

"Sabemos que o aumento dos preços da ‌energia está pesando sobre ⁠a demanda ⁠e sobre as projeções de crescimento econômico. Portanto, a menos que vejamos ⁠um progresso concreto nas negociações ‌de paz, acredito que ‌os movimentos para cima e para baixo não refletem necessariamente uma direção de alta convicção", disse Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank.

O setor de energia teve um ⁠salto de 2,3%, continuando a se beneficiar dos preços mais altos do petróleo. Os setores de materiais e tecnologia subiram 1,7% e 0,6%, respectivamente.

As ações da ASM International ganharam 7,1%, com a fabricante de ‌equipamentos de chips de computador prevendo uma orientação de receita para o segundo trimestre acima das expectativas do mercado.

Outros fabricantes ⁠de chips e equipamentos de tecnologia também avançaram, com os fabricantes e fornecedores alemães de chips Aixtron e Infineon subindo mais de 3% cada, enquanto a ASML e a BESI tiveram altas de 1% e 1,9%, respectivamente.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,21%, a 10.476,46 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,31%, a 24.194,90 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,96%, a 8.156,43 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,25%, a 47.785,46 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,75%, a 18.006,40 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,54%, a 9.185,60 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra