13º salário: segunda parcela será antecipada para esta sexta, mas valor será menor; entenda
Segunda parcela corresponde aos 50% restantes do benefício, mas tem dedução do Imposto de Renda e INSS
A segunda parcela do 13º salário será antecipada para sexta-feira, dia 19, com deduções de Imposto de Renda e INSS, resultando em um valor menor que a primeira parcela.
Os trabalhadores devem receber nesta sexta-feira, 19, de forma antecipada, a segunda parcela do 13º salário, também conhecido como gratificação natalina. O valor a ser pago corresponde aos 50% restantes do benefício, porém tem deduções, o que fará com que o valor final seja menor.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Os descontos de Imposto de Renda (IRRF) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) incidem sobre o valor da 2ª parcela, considerando o valor bruto total do 13º salário para cálculo da alíquota. Assim, o valor final líquido da 2ª parcela será menor que o da 1ª.
Por lei, a segunda parte deve ser depositada até 20 de dezembro. No entanto, neste ano, a data limite cai em um sábado, dia da semana em que não há compensação bancária, o que fará com que os empregadores tenham que antecipar os depósitos para o dia útil anterior. Ou seja, esta sexta-feira: 19 de dezembro.
Instituído pela Lei 4.090, de 1962, o cálculo do 13º salário é a divisão do salário integral por 12 (ou seja, o período de um ano), e a multiplicação pelo número de meses trabalhados.
Para quem trabalhou o ano todo, o valor a ser recebido equivale ao salário de um mês trabalhado. Mas, caso o trabalhador não tenha completado os 12 meses de empresa, ele vai receber um valor proporcional, o chamado 13º proporcional.
Os colaboradores que podem receber o benefício são aqueles que possuem carteira assinada, servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, trabalhadores avulsos com o intermédio de sindicatos, funcionários domésticos e os trabalhadores em zonas rurais.
Calculadora de 13º Salário
Simule quanto você vai receber
*Considere meses com 15 dias ou mais trabalhados.
1ª Parcela
Até 30/Nov50% do valor bruto, sem descontos.
2ª Parcela
Até 20/Dez*Valores estimados com base nas tabelas de 2024. O cálculo real pode variar centavos dependendo do sistema da folha de pagamento.