PUBLICIDADE

Era João, virou Maria: ator se assume transexual aos 54 anos

Popular artista da TV portuguesa surpreende o público ao revelar que “vivia como mulher às escondidas”

12 nov 2021 10h49
| atualizado às 10h50
ver comentários
Publicidade
Maria João Vaz se tornou ativista pela causa dos transexuais: “Nós existimos”
Maria João Vaz se tornou ativista pela causa dos transexuais: “Nós existimos”
Foto: Reprodução

Na década de 1990, João Vaz se tornou famoso em Portugal como garoto-propaganda de uma empresa de telecomunicações em comerciais de TV.

O sucesso foi tão grande que passou a participar de filmes e séries e fazer dublagens. Após um período longe dos estúdios, ele ressurgiu diferente diante das câmeras. João virou Maria.

Agora, declara-se do sexo feminino e mudou o nome para Maria João Vaz. “Eu vivia como mulher às escondidas, sem perceber bem o que isso queria dizer. Só comecei a perceber o que se passava realmente comigo em 2018”, contou em participação no canal TVI.

“Tenho a certeza que por aí haverá muitas pessoas como eu e que estão à espera daquela epifania que as façam mostrar-se como são”, disse a nova atriz transexual de Portugal.

Quem o fez entender, aceitar sua condição e iniciar a transição de gênero foi uma namorada. “É uma nova vida. Esta é a minha verdade”, afirma. As 3 filhas de relacionamento anterior demoraram a compreender a situação e apoiá-la. Hoje, todas vivem felizes.

Maria Vaz com as filhas e a escultura na qual a artista se retratou com as 3 garotas
Maria Vaz com as filhas e a escultura na qual a artista se retratou com as 3 garotas
Foto: Reprodução

Faz 1 ano que Maria João Vaz se revelou ao mundo. Por enquanto, não conseguiu retomar a carreira na televisão. Dedica-se ao teatro. Em Portugal, assim como no Brasil, as oportunidades de trabalho para artistas transexuais na grande mídia são raras.

A atriz vive da venda de suas esculturas em argila, pedra e papel machê. Sob o pseudônimo Petrivaz, cria figuras variadas, especialmente mulheres nuas.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Publicidade
Publicidade