Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vídeo: Klara Castanho fala sobre 'Garota do Momento' e diz que 'buscou muito' retorno às novelas

Novela das 6 da Globo chega ao fim nesta sexta-feira, 27, e atriz se despede de Eugenia

26 jun 2025 - 17h11
Compartilhar
Exibir comentários

Klara Castanho está prestes a se despedir de sua Eugênia na novela das 18h da Globo Garota do Momento, que chega ao fim nesta sexta-feira, 27. A personagem passou boa parte da trama tentando se aceitar, uma vez que tem cicatrizes permanentes após queimaduras causadas por incêndio que enfrentou na infância.

Em entrevista ao Estadão, a atriz comenta o sucesso do folhetim e relembra sua trajetória - desde o início da carreira, ainda pequena, como garota-propaganda de várias marcas de produtos, entre elas, a de uma margarina que a tornou um rosto conhecido na TV.

"Aos 4 anos fiz o comercial da margarina, depois um de operadora de celular. De alguma forma as pessoas entendiam que eu vendia bem, que minha imagem lembrava o produto. Vendi [como garota-propaganda] de tudo que você possa imaginar, roupa, televisão. geladeira. Ali já deu para entender que dava para ir por diferentes lugares", relembra.

Sua estreia em novelas aconteceu em 2009, em Viver a Vida, onde interpretou Rafaela, a primeira vilã mirim da teledramaturgia brasileira.

"Eu era tão pequena que ali estava brincando de faz de conta. Era muito legal viver com aquelas pessoas, conviver com aquelas pessoas no mesmo ambiente", ressalta a atriz. Ela lembra que, na época, muitas pessoas comparavam o olhar da Rafaela com o da protagonista do filme A Órfã, que estreou no mesmo ano da novela e contava a história de um casal que adotava uma menina que apavorava a família

"Eu nem assisti ao filme, mas perguntei para minha mãe. E fazia sentido. Eu [como Rafaela] assustava os adultos na história. Lembro que de fato, tinha uma preparadora e uma esquipe que estava muito empenhada em [fazer] acontecer. E eu me divertindo, brincando de faz de conta", diz, aos risos.

Nove anos longe das novelas

Klara também atuou em novelas como Revelação (SBT, 2008) e Amor à Vida (Globo, 2013). A última havia sido Além do Tempo, produção da Globo exibida entre 2015 e 2016.

Nesse hiato de nove anos, ela fez produções teens de sucesso, como Tudo por um Popstar e De volta aos 15, e séries aclamadas pelo público, como Bom Dia Verônica, da Netlix, onde interpretou uma filha que era abusada pelo pai, personagem de Reynaldo Gianechini.

Klara Castanho como Eugênia na novela 'Garota do Momento'
Klara Castanho como Eugênia na novela 'Garota do Momento'
Foto: Beatriz Damy/Globo/Divulgação / Estadão

"Eu sinto que eu amadureci muito profissionalmente fora da TV aberta, para voltar e fazer a Eugênia como ela tinha que ter sido feita", nota. "Essa trajetória tinha que ser vivida, e eu quis muito voltar para a novela. Eu busquei muito essa volta".

Reta final de 'Garota do Momento'

Escrita por Alessandra Poggi, Garota do Momento foi um sucesso de crítica e público - em certas ocasiões, chegou a superar em audiência a novela das 21h, Vale Tudo. O folhetim, construído em torno do drama de Beatriz (Duda Santos) e da vilania de Bia (Maisa), também deu espaço à jornada de superação de Eugênia, que lidou com as cicatrizes deixadas por um incêndio na infância.

Para Klara, foi positivo ver a boa recepção dos espectadores à trama. "Que bom que foi uma novela de sucesso, mas daria 300% independentemente de como fosse. Foi uma novela acolhida pelo público. Que bom que a crítica fala bem, mas para mim o importante é estar realizada, e eu estou. Não poderia ter sido melhor, foi quando e como tinha que ser".

Em uma das cenas mais marcantes e intensos da personagem, Eugênia mergulhou no mar e expôs suas cicatrizes após relembrar o bullying que sofreu por conta das queimaduras. A atuação de Klara foi elogiada pelos telespectadores.

"Sempre mantive um cuidado muito grande para não deixar a personagem frágil", nota a atriz. "Por representar uma parcela [da população] tão particular, que tem cicatrizes, que lida com uma autoimagem distorcida, que lida com questões visuais, minha busca sempre foi para acolher e para que essas pessoas se sentissem acolhidas e representadas. [...] Se você tem paciência para você, as coisas se tornam mais leves."

No processo de preparação para a personagem, Klara conversou com uma mulher que teve 40% do corpo queimado. "Perguntei tudo a ela. não queria algo raso e superficial. É resultado de muito trabalho, muito estudo", enfatizou.

Assim que acabar a novela, a atriz se dedicará ao lançamento do filme de suspense Salve Rosa, em que divide o protagonismo com a atriz Karine Teles, que vive Aldeíde em Vale Tudo.

Quer saber mais sobre Klara Castanho? Veja a entrevista completa com a atriz no vídeo no topo da página.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade