'Vida imita arte': há 18 anos, cena icônica com Bebel, de 'Paraíso Tropical', já previa Virgínia Fonseca na CPI das Bets
Cena de Camila Pitanga em 'Paraíso Tropical' reaparece 18 anos depois como espelho perfeito da ida de Virgínia Fonseca à CPI das Bets. Gilberto Braga previu tudo?
Os fãs de novela e os nostálgicos de plantão viveram um verdadeiro déjà-vu nos últimos dias. Com a ida de Virgínia Fonseca à CPI das Apostas Esportivas, em Brasília, foi impossível não lembrar de um momento clássico da teledramaturgia brasileira: a cena da Bebel, em "Paraíso Tropical" (2007), enfrentando uma CPI fictícia, com carão, frases desconexas e um olhar mais interessado nas câmeras do que nos senadores.
Na web, a comparação foi imediata. Afinal, como ignorar o paralelo entre a influenciadora que foi tietada durante o depoimento e a ex-garota de programa que sonhava em ser famosa e aproveitou a CPI dos Biocombustíveis para seu grande momento no horário nobre?
'Se tem alguém debochada aqui, não sou eu'
Na trama das nove da Globo, Bebel é uma ex-garota de programa que se casa com um senador envolvido em esquemas de corrupção. Convocada para depor numa CPI dos Biocombustíveis, ela aproveita cada segundo sob os holofotes.
"Se tem alguém debochada aqui, não sou eu!", diz, entre uma piscadela para as câmeras e uma provocação aos parlamentares. Em vez de esclarecer qualquer coisa, Bebel se mostra mais preocupada com sua imagem do que com o conteúdo do depoimento. Ela fala em posar nua, agradece a atenção e solta frases completamente fora de contexto!
A cena, que na época foi celebrada como sátira à espetacularização da política, hoje ressurge com gostinho de premonição...
CPI ou capítulo especial?
Quase 18 anos depois, a vida tratou de repetir o roteiro. Com direito a entrada triun...
Matérias relacionadas