Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Vera Magalhães deixa 'Roda Viva' após seis anos e expõe quebra de acordo

Jornalista Vera Magalhães deixa o comando do 'Roda Viva', da TV Cultura, e expõe detalhes de reunião com emissora

7 jan 2026 - 10h30
(atualizado às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Após seis anos à frente do 'Roda Viva', a jornalista Vera Magalhães anunciou sua saída da TV Cultura nesta terça-feira, 06/01. Embora tivesse acordado a renovação de seu contrato para as comemorações de 40 anos do programa em 2026, Vera afirmou ter sido surpreendida por uma "quebra de acordo" por parte da emissora.

Vera Magalhães
Vera Magalhães
Foto: Reprodução/Cultura / Contigo

"Venho por meio desta comunicar que, por decisão da TV Cultura, deixo de apresentar o Roda Viva a partir de fevereiro", anunciou através de uma publicação no Instagram.

E seguiu: "Em reunião em 10 de dezembro de 2025, tinha acertado a renovação do meu contrato por mais um ano. Eu mesma alertei que seria importante renovar por apenas um ano e fazer a transição no programa, uma vez que esta seria a minha sétima temporada".

Ainda mais, na publicação, a comunicadora descreveu como o acordo que teria feito com a emissora em uma das reuniões, mas que não teve andamento.

"Falei do meu desejo de coroar este ciclo virtuoso para o programa com a celebração dos 40 anos e a cobertura eleitoral. Ficou tudo acertado com a direção da emissora neste sentido e fui avisada de que seria chamada em breve para assinar o contrato. Como isso não aconteceu até o fim do ano e voltaram a sair notas na imprensa colocando a renovação em dúvida, escrevi para a presidente da Fundação Padre Anchieta, Maria Ângela de Jesus, no último dia 2, pedindo um posicionamento."

Por fim, Vera explicou que recebeu a confirmação da mudança de planos nesta semana. "Ela realizou uma reunião com a diretora de Jornalismo, Marília Assef, que me comunicou da mudança de planos e me pediu para permanecer até abril. Diante da quebra de um acordo já selado presencialmente, optei por me desligar de imediato."

TV Cultura se pronuncia sobre saída de Vera Magalhães

Após o anúncio de Vera Magalhães, a TV Cultura enviou um comunicado à imprensa, onde destacam o período em que Vera esteve à frente do 'Roda Viva' e os planos de futuro do canal.

"Em referência ao desligamento da jornalista Vera Magalhães da apresentação do Roda Viva, a TV Cultura ressalta que um dos sucessos do programa está justamente na rotatividade de seu comando ao longo de décadas. Vera Magalhães esteve à frente do Roda Viva nos últimos seis anos e manteve a relevância do programa durante este período", diz a nota.

Em seguida, a emissora destacou que buscar abrir espaços a novos talentos. "Como uma das mais importantes TVs públicas do país, é da natureza da emissora abrir oportunidade para novos apresentadores, que trazem sua contribuição ao já consagrado formato. A diversidade de jornalistas na bancada, vindo dos mais diversos veículos de comunicação do país, também contribui para o debate público das questões que impactam o Brasil e o mundo".

E finaliza: "No ano em que completa 40 anos, um dos programas mais prestigiados da televisão brasileira será renovado e dará continuidade ao seu relevante papel, trazendo um novo nome para o time de apresentadores que fizeram a história do Roda Viva. A Cultura agradece a Vera Magalhães por sua longa contribuição ao Roda Viva e ao jornalismo público".

Confira a publicação da jornalista

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Vera Magalhães (@veramagalhaesjornalista)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade