'Vale Tudo': Quais foram os finais dos personagens na novela original? Relembre
Trama de 1988 teve final com casamentos, fugas do Brasil e casais inesperados
O remake de Vale Tudo chega ao fim nesta sexta-feira, 17, enfim revelando quem matou Odete Roitman e o desfecho de todos os personagens da trama. Ao longo dos capítulos, a autora Manuela Dias fez várias mudanças, pequenas ou não, em relação à trama de 1988, e isso abre caminho para que o final também não repita o da novela original. Veja a seguir o que aconteceu com os principais personagens originalmente, na história assinada por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.
Raquel e Ivan
Antes de ter seu final feliz, Ivan (Antônio Fagundes) vai preso pelo crime de subornar um fiscal da Receita Federal para tentar liberar mercadorias retidas. Após um ano na prisão, ele sai e acaba sendo indicado por Afonso para ser vice-presidente da TCA. Ele lança o livro Vale Tudo, contando suas experiências de vida.
Raquel (Regina Duarte), após confessar ter matado Odete Roitman para proteger Fátima, acaba cuidando do neto e reconstruindo sua vida ao lado de Ivan. Ela também é consagrada como empresária de sucesso do ramo alimentício, já que a Paladar conquista fama e reconhecimento internacionais.
Leila (Cássia Kis) confessa a Bartolomeu que foi ela quem assassinou Odete Roitman, por engano. No entanto, ela não é condenada pelo crime, e consegue fugir do Brasil com Marco Aurélio (Reginaldo Faria) e o filho, Bruno. No helicóptero, há a icônica cena da "banana", gesto que o empresário faz antes de sair do Brasil e que entrou para o hall das mais memoráveis da teledramaturgia.
Maria de Fátima e César
Trabalhando diariamente, Fátima (Glória Pires) tem uma reviravolta quando César (Carlos Alberto Riccelli) consegue para ela um casamento arranjado com um príncipe italiano, que precisa de uma esposa para disfarçar o fato de ser homossexual e está de olho, na verdade, no modelo.
Fátima e o príncipe se casam, já que ela aceita o contrato para receber US$ 1 milhão por ano. Enquanto o novo casal troca as alianças, César observa, dando a entender que manterá uma relação com os dois.
Heleninha
No final da novela, Heleninha (Renata Sorrah) se casa com William (Dennis Carvalho), personagem que não existe no remake. A artista plástica aparece no desfecho sóbria há um ano, e feliz em sua galeria de arte. Nesta versão, a personagem mantém um romance com Renato (João Vicente de Castro).
Celina
Originalmente, a personagem de Nathália Timberg tem um papel menos central do que na versão atualizada. Ela termina solteira, sem um final de destaque.
Afonso e Solange
Sem a trama da leucemia, Afonso (Cássio Gabus Mendes) acredita que a filha de Solange (Lídia Brondi) é na verdade de Mário Sérgio (Marcos Palmeira). No último capítulo, ele vai atrás dela para se declarar e dizer que se oferece para cuidar da criança. A jornalista conta que Afonso é o pai biológico da menina. Os dois se casam e terminam juntos, felizes e em família.
Consuelo e... Olavo
Uma das mudanças iniciais feitas por Manuela Dias está na relação entre Consuelo (Belize Pombal) e Jarbas (Leandro Firmino). Enquanto na versão de 2025 eles são um casal, na de 1988 eles são irmãos. Consuelo (Rosane Gofman), então, termina a novela na primeira versão apaixonada pelo trambiqueiro Olavo (Paulo Reis), amigo de César. Ele acaba sendo preso por suas falcatruas e a secretária passa a ir visitá-lo na cadeia, às escondidas.
Lucimar, a 'nova' Odete Roitman
A faxineira (Maria Gladys) se torna milionária após jogar no bicho o número da sepultura de Odete Roitman. Milionária, ela vai embora do Brasil e volta da Argentina um ano depois, com o visual idêntico ao da megera e, inclusive, repetindo o mesmo desprezo pelo País.