Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Urach: a superexposição em busca de fama não tem limite

6 jan 2015 - 08h49
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Sala de TV

Tornar-se celebridade virou febre, mania, obsessão. Alastrou-se o medo do anonimato, de parecer comum e normal. O candidato à fama quer ser visto e tratado como especial, diferente, único.

Busca o aplauso, a aprovação, os privilégios. Pretende ter a imagem superexposta, virar alvo fácil dos paparazzi.

O escândalo virou combustível barato para forjar visibilidade na mídia. Chocar para aparecer. Busca-se bem mais do que aqueles 15 minutos de fama — ainda que seja fama ordinária.

O que se deseja é uma fuga permanente da monotonia existencial. Afinal, qual a graça de ser apenas 'alguém'?

O texto acima foi escrito por mim em 2009, em um blog pessoal posteriormente desativado. O contexto está mais atual do que nunca. A perseguição pelo sucesso na mídia se tornou uma inegável patologia social.

Dia e noite somos bombardeados com selfies e factoides de famosos, semifamosos e subcelebridades instantâneas nos sites de notícias e nas redes sociais.

Na segunda-feira (5), as mais populares não mostravam peitos, bundas nem bíceps malhados. O foco estava nos buracos na perna de Andressa Urach, provocados pela infecção decorrente da retirada do hidrogel.

A foto mais explícita é tão assustadora que parece produzida por algum maquiador genial de Hollywood. Mas o filme de terror vivido por Andressa Urach está longe de ser ficção. Ela realmente esteve a um passo da morte.

Tão chocante quanto os ferimentos é a divulgação das imagens feitas pela agência Grosby. Nelas, a apresentadora aparece olhando para a câmera, maquiada, como se posasse voluntariamente. O retrato de um vítima da ditadura da beleza e da própria vaidade descontrolada.

A repercussão do material suscitou algumas questões: o que fez Andressa optar mais uma vez pela superexposição? Terá sido uma atitude altruísta para alertar quem, assim como ela, ultrapassa o limite do bom senso? Ou foi mais uma ação marqueteira para gerar manchetes e voltar aos holofotes?

Quando esteve no estúdio do Terra TV, no início de 2014, Urach revelou na entrevista da qual participei que se sentia feia e nada sensual na adolescência. Revelou ter sofrido bullying por não ter, àquela época, corpo escultural e beleza evidente.

Talvez esse 'trauma' explique seu comportamento quase suicida, transformando o corpo em uma bomba relógio com o objetivo de se sentir cada vez mais aceita e desejada e, oportunamente, conquistar valioso espaço na mídia.

De maneira dramática, Andressa Urach conseguiu enfim o que tanto desejou: ser internacionalmente famosa. Prova disso é que a agência Grosby, sediada em Los Angeles e especializada em produzir e vender fotos de artistas, conseguiu ter acesso ao quarto do hospital para fazer as fotos com exclusividade.

As imagens chegaram até aos escandalosos tabloides britânicos, acusados de triturar qualquer ética em nome do sensacionalismo lucrativo. Urach foi de um extremo a outro: da superexposição da silhueta escultural no concurso Miss Bumbum à superexposição chocante do corpo machucado em um leito de hospital.

A vida de Andressa se transformou em um reality show mais apelativo do que qualquer Big Brother. A fórmula é explosiva: sensualidade, tragédia, bizarrice, superação. Resta aguardar o próximo capítulo.

Perspicaz no trato com a imprensa, a apresentadora certamente oferecerá mais conteúdo interessante para sites, blogs, jornais, revistas, programas de TV e redes sociais.

Logo após a divulgação, as fotos da perna ferida da ex-vice Miss Bumbum geraram na internet. Fazer humor com a desgraça alheia é um sintoma da era midiática na qual vivemos — e, ao mesmo tempo, serve como prova do sucesso da celebridade alvo do deboche.

Parece que o escritor irlandês Oscar Wilde tinha razão: "Só há uma coisa pior do que se ver transformado em alvo de rumores. É não despertar rumor algum".

 

.Texto sobre as fotos: clique .

.Texto sobre os memes: clique .

Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade