Tony Ramos sobre cena de nu: "Fui agraciado com meu cashmere natural"
- Priscilla Costa
- Rio de Janeiro
Tony Ramos foi o primeiro ator a ficar nu no horário nobre. O ano era 1977 e ele interpretava Márcio Hayalla, na novela O Astro, de Janete Clair. "Fui agraciado com meu 'cashmere' natural, por isso não senti frio. Mas o fundamental dessa trama foi a sutileza com que fizemos a cena, sem deixar o público ver o que não precisava ver. Era uma cena ideológica", avalia o ator, que recordou momentos de sua carreira no quarto encontro do ciclo A História da Telenovela, no Centro Cultural Banco do Brasil.
Foram três horas de bate-papo coordenado por Hermes Frederico, da Casa das Artes de Laranjeiras. Com mais de 40 anos de profissão, Tony, que se destaca atualmente com o Totó da novela Passione, afirmou que nunca precisou puxar saco de nenhum diretor para conseguir bons personagens. "Me desculpem o termo chulo, mas nunca fui de 'babar ovo' de ninguém para conseguir bons papéis. E gosto de todos que já fiz. Podem pensar que sou hipócrita, mas não é isso. Todos me acrescentaram experiências", disse o ator para as quase 200 pessoas no auditório do Teatro I, no CCBB.
O ator relembrou também o tempo em que fez sua primeira novela, A Outra, em 1965, na extinta TV Tupi. E contou que teve medo de ir para a Globo, em 1977. "Só tomei coragem mesmo depois que o Dennis (Carvalho) foi de vez. E, apesar de não termos salários em dia na Tupi, era uma empresa fantástica de trabalhar", considerou o ator.