Tem uma mãe narcisista como Odete Roitman, de 'Vale Tudo'? Especialista explica como lidar com comportamento tóxico dentro de casa
Você cresceu sob críticas constantes, manipulação e falta de empatia? Psicóloga clínica Vanessa Gebrim alerta para sinais de mães com perfil narcisista (tal como Odete Roitman!):
No capítulo de terça-feira (6) do remake de "Vale Tudo", Afonso (Humberto Carrão) soltou o verbo e chamou sua mãe, a impiedosa Odete Roitman (Débora Bloch), de narcisista. A cena intensa veio após mais um embate afiado da empresária com Solange (Alice Wegmann), deixando claro o controle e a toxicidade que ela impõe a quem está ao seu redor, inclusive aos próprios filhos.
Quem acompanha a novela sabe bem: Odete faz da filha Heleninha (Paolla Oliveira), por exemplo, seu bode expiatório e não mede esforços para humilhar, sabotar ou até mesmo culpar a filha por um assassinato. Sim, esse é o nível de perversidade. Mas… e quando a vida imita a arte?
Como lidar com uma mãe ao pior estilo Odete Roitman:
Se você se identifica com essa dinâmica ou sente que sua relação com sua mãe tem traços parecidos com os de Odete Roitman, não está sozinho. A psicóloga clínica Vanessa Gebrim, especialista pela PUC-SP, explica como identificar e enfrentar o narcisismo materno, uma realidade dura, mas mais comum do que parece.
"As mães narcisistas se tornam incapazes de estabelecer vínculos e de criarem conexões nas relações. Se elas sentirem que não tiveram atenção e suporte, tratarão seus filhos sem a menor empatia, contradizendo e rebaixando-os para se sentirem melhores", explica a especialista.
Segundo Vanessa, há alguns comportamentos que acendem o alerta vermelho: "Não pedem desculpa, causam intrigas, não cumprem o que prometem, normalizam o sofrimento alheio, agem de forma egoísta e deslumbrada, sem...
Matérias relacionadas