PUBLICIDADE

Tchau, Eva! Lições deixadas pelo ‘menino de ouro’ da Globo

Repercussão da despedida ressalta a excessiva glamourização dos âncoras da TV

28 jul 2017 - 11h44
(atualizado às 11h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O adeus aconteceu antes do previsto (cogitava-se em agosto ou setembro) – e teve menos emoção do que o esperado. A colega de bancada Sandra Annenberg nem chorou!

No final da edição de quinta-feira (27) do ‘Jornal Hoje’, Evaristo Costa disse ‘boa tarde’ pela última vez aos telespectadores do vespertino. Foi protocolar, sem direito a discurso nem homenagem.

Após quatorze anos, o apresentador decidiu não renovar com a Globo. Alegou cansaço e a vontade de viver um tempo com a mulher e as filhas no exterior.

Evaristo Costa abriu mão da estabilidade para repensar a carreira
Evaristo Costa abriu mão da estabilidade para repensar a carreira
Foto: Zé Paulo Cardeal/TV Globo / Divulgação

Desde que a saída do jornalista vazou na imprensa, ele protagonizou o noticiário de celebridades da internet brasileira. Fato que expõe o grau de glamourização da figura do âncora no País.

Aqui, apresentador de telejornal tem status de artista de novela, ainda mais quando é seguido por milhões de pessoas nas redes sociais. É o caso de Eva (apelido de Evaristo na redação): 5 milhões de fãs apenas no Instagram.

Sua decisão de deixar a Globo deixou boquiaberto quem não compreende como alguém pode renunciar a um posto de destaque na emissora líder de audiência. Entenda-se: cadeira cativa numa bancada, salário alto e prestígio.

O desprendimento mostrado por Evaristo Costa é uma das lições expostas no episódio. Ele não se acorrentou ao sucesso – principalmente pelo medo de perdê-lo – como o fazem tantos profissionais que atuam diante das câmeras.

O blog lista outras obviedades deixadas à luz com a retirada de cena do agora ex-‘menino de ouro’ do telejornalismo global.

A função de âncora esmorece a essência do jornalista. Enquanto repórter, Evaristo realizou muitas matérias com relevante prestação de serviço. Ao assumir a cadeira de âncora no ‘JH’, passou a ser refém do teleprompter – restringindo-se a ler as notícias – e, consequentemente, sua produção jornalística caiu. A função de apresentador dá status, mas na maioria das vezes burocratiza o jornalista. Talvez tenha sido exatamente essa estagnação profissional o motivo de Costa se afastar temporariamente da TV para repensar a carreira.

Há vida fora da Globo – Eva disse “muito obrigado”, “tchau”, e foi viver outra realidade com a expectativa de ser mais feliz. Poucos na posição dele teriam coragem para tamanha ousadia. Chegar à Globo é a meta de muitos jornalistas e pode representar o ápice de um projeto pessoal. Contudo, Evaristo prova que a satisfação pessoal e o bem-estar da família são prioridades acima do poder inerente a um cobiçado crachá.

A TV precisa das redes sociais (e vice-versa) – Os famosos da televisão (atores, apresentadores e jornalistas) usam especialmente o Facebook e o Instagram para repercutir seu trabalho e tentar atrair o público virtual para a frente da TV. As redes, por sua vez, precisam do conteúdo produzido por celebridades televisivas como Evaristo Costa para expandir cada vez mais. TV e web mantêm uma relação ambígua: concorrência e, ao mesmo tempo, dependência.

Veja também

Maisa Silva na Globo? Atriz visitou a emissora para gravar com Tatá Werneck:
Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade