Seis atrizes que salvaram a Globo de imprevistos em novelas
A Globo efetuou uma substituição súbita no elenco de Velho Chico. Amy Carrara, escalada para o papel de Sophie, não agradou a direção da novela e perdeu a vaga para Yara Charry, chamada às pressas. A emissora viveu muitos outros casos de troca de atrizes às vésperas de uma estreia e até com a novela já no ar. Alguns casos:
Paolla Oliveira - No primeiro dia de gravação de Insensato Coração, o diretor geral Dennis Carvalho foi informado de que a protagonista, Ana Paula Arósio, havia desistido de fazer a novela. Paolla foi convocada horas depois e hospedada numa suíte de hotel, onde precisou decorar dezenas de cenas para começar a gravar três dias depois. Conhecida pela disciplina, a atriz ganhou status com a cúpula da Globo ao tirar de letra o desafio e salvar o folhetim.
Marjorie Estiano - Quando Drica Moraes precisou se afastar das gravações de Império por recomendação médica, o autor Aguinaldo Silva se viu sem a grande vilã da história. A salvação veio da atriz que havia feito a mesma personagem na primeira fase. Marjorie reassumiu a personalidade de Cora, cativou a audiência e evitou uma catástrofe na trajetória da novela.
Grazi Massafera - A audiência de Negócio da China já não ia bem quando explodiu uma bomba na produção: o ator principal, Fábio Assunção, precisou se afastar para cuidar da saúde. A então inexperiente Grazi, que estava em sua terceira novela e ainda suscitava dúvidas a respeito de seu talento, assumiu o protagonismo da trama. Deu certo. Depois do último capítulo, o autor Miguel Falabella agradeceu a atriz por seu profissionalismo.
Drica Moraes - Uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete atrizes passaram pelo papel de Carolina, a co-protagonista de Verdades Secretas. Deborah Secco foi afastada após se descobrir grávida. Débora Falabella recusou o trabalho para cuidar de um parente doente. Foram cogitadas Flávia Alessandra, Mariana Ximenes, Simone Spoladore, Leona Cavalli e Marjorie Estiano. A solução surgiu quando Drica, que havia se afastado da novela Império por um problema de saúde, aceitou o convite para fazer a mãe iludida na trama de Walcyr Carrasco. A atuação da atriz foi fundamental para o sucesso da novela.
Thais Garayp - A saudosa Mara Manzan precisou se desligar dos estúdios da novela Caminho das Índias para se dedicar ao tratamento contra um câncer. A autora Gloria Perez fez sua personagem, Ashima, partir numa viagem. Para impedir um vácuo na trama, a atriz Thais Garayp foi convidada a viver Ana, uma prima de Ashima, e segurou a onda até o retorno de Mara Manzan.
Vera Holtz - Joana Fomm já havia gravado quatro cenas de Paraíso Tropical quando a complicação de uma doença crônica a obrigou a se deixar do elenco. Considerada uma atriz-curinga por sua versatilidade, Vera Holtz foi convocada a assumir o papel e teve ótima performance na pele da ambiciosa promoter Marion.