'Seinfeld' completa 20 anos da sua estreia; relembre momentos
Estreava em 31 de maio de 1990 uma nova série na TV americana. Liderada por um humorista de stand-up - gênero de comédia em que conta piadas sem artifícios -, o novo seriado contava com Jerry Seinfeld como protagonista, que pecava em sua atuação, mas arrancava risos por seu sarcasmo e a química com Kramer (Michael Richards), Elaine (Julia Louis-Dreyfus) e George (Jason Alexander).
Lembrando desta data, a Paste Magazine separou os 20 melhores momentos da série, que terminou após nove temporadas. Relembre alguns:
Kramer no caratê
Kramer começa a se dedicar ao Caratê e vira um entusiasta pela arte marcial. Quando Jerry, Elaine e George resolvem acompanhar uma de suas lutas, descobrem que ele tem treinado com crianças.
O Cuspe de Ketih Hernandez
Com participação de Keith Hernandez, grande nome do beisebol americano, o episódio narra um suposto incidente onde Kramer e Newman teriam sido vítimas de um cuspe do jogador profissional. Jerry ajuda os dois a relembrar o caso.
"Estes pretzels me dão sede"
Com a chance de participar de um filme de Woody Allen rodado em Nova York, Kramer precisa decorar a fala citada acima. Mesmo a exagerada repetição no episódio, ele dá um jeito de estragar tudo.
O encolhimento
Em uma viagem, George sai da piscina gelada e, quando está se trocando no quarto, é visto pela atual namorada de Jerry. Diante do "encolhimento" de suas partes íntimas, ele fica constrangido criando um mal estar durante todo o feriado.
Secretária eletônica
Com uma namorada bonita, George quer manter seu relacionamento até uma festa de reunião de sua escola. Para isso, ele não atende seus telefones, sabendo que ela quer terminar, e cria uma música hilária em sua secretária eletrônica.
Kramer perde a aposta
Em outro episódio clássico, o quarteto faz uma aposta de quem agüentaria mais tempo sem se masturbar. Com uma vizinha do prédio da frente andando nua, Kramer não dura mais do que alguns minutos na aposta.
Indústrias Vandelay
Para manter seu seguro desemprego, George inventa que estaria sendo sondado pelas Indústrias Vandelay e dá o telefone da casa de Jerry como referência. Como sempre, Kramer atende o telefone e estraga seu esquema.
A dança de Elaine
Sem saber que é uma má dançarina, Elaine se pergunta o porquê de ser motivo de piadas na sua empresa. Ao ver a cena, Kramer não consegue esconder seu susto com a dança da amiga.
A sopa do nazista
Um dos personagens mais emblemáticos da série, o Soup Nazi (nazista da sopa, em português) mostra o desafio de Jerry e George para conseguir um prato de sua boa sopa seguindo suas regras de comportamento dentro da loja.
George, o biólogo marinho
Sempre mentiroso, George inventa que é um biólogo marinho. Em um passeio com sua namorada, ele se depara com uma baleia encalhada na praia e precisa agir para impressionar a sua garota.
Mãos de homem
Jerry começa a namorar uma garota bonita, mas que possui mãos muito fortes e masculinas. Em uma hilária sequência no restaurante, os cortes mostram as mãos esmigalhando um pão e machucando Jerry ao limpar seu rosto.
"Não é você, sou eu"
Ao ser surpreendido por sua atual namorada na hora de terminar, George fica furioso quando ela usa a desculpa do "não é você, sou eu o problema". "Eu inventei essa desculpa", afirma ele e a obriga a dizer que o problema era ele.
O banho de Kramer
Com os chuveiros precários do prédio onde Jerry vive, Kramer recorre aos russos para conseguir um instalar um verdadeiro jato em seu banheiro. Na sequência final, ele aparece sendo arremessado para fora de sua banheira com tamanha potência.
O neon
Com a instalação de um neon do lado de fora do prédio, Jerry e Kramer acabam trocando de apartamento. Com isso, acabam invertendo suas personalidades. Enquanto Jerry se torna estressado e elétrico, Kramer fica sarcástico e irônico.
Feliz Festivus
Relembrando os constrangimentos da infância de George, o episódio tmático gira em torno das comemorações do Festivus, um feriado inventado por seu pai que substitui a cerimônia do Natal e sempre dá errado.