SBT leva rasteira de streaming e fica sem direitos de transmissão!
Com a chegada de um campeonato popular, o SBT estava brigando pelos direitos de transmissão, mas foi passado para trás.
O SBT sofreu um novo golpe em meio à sua pior crise de audiência. A emissora perdeu, nesta quarta-feira (10), os direitos de exibição da Copa Sul-Americana, torneio responsável por alguns dos maiores índices de ibope em dias úteis. O pacote, até então pertencente ao canal, foi adquirido pela TNT Sports, braço esportivo da Warner Bros. Discovery.
Segundo informações do colunista Flávio Ricco, a TNT Sports ficou com os direitos de mídia aberta — mesmo exibindo jogos na TV paga — porque também transmitirá partidas gratuitamente no YouTube, plataforma em que reúne 12,5 milhões de inscritos. Já os dois pacotes destinados ao streaming foram fechados pela Disney, que já possuía um deles e agora também assumiu o que pertencia à Paramount. Com isso, partidas serão exibidas no Disney+ e nos canais ESPN.
A mudança reduz a presença da Sul-Americana na TV aberta, mas a transmissão online pode atrair um público mais jovem. O novo ciclo vale de 2027 a 2030, portanto a edição de 2026 ainda será exibida pelo SBT. Corinthians, São Paulo e Vasco estão entre os clubes brasileiros garantidos no torneio. Grêmio, Red Bull Bragantino, Atlético-MG e Santos também têm vaga assegurada.
De acordo com apurações do Notícias da TV, a vitória da Warner Bros. Discovery surpreendeu o mercado, especialmente porque o SBT acreditava que renovaria sem concorrência. Nos bastidores, sinais de alerta surgiram quando a FC Diez Media — responsável pela comercialização dos direitos da Conmebol — anunciou Globo e Disney, mas não mencionou o SBT. Gabriel Vaquer, do F5, informou ainda que a Warner entrou tardiamente na disputa, mas conseguiu levar o pacote de mídia aberta da Sul-Americana e outro de melhores momentos da competição e da Libertadores.