Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reality Shows

'BBB 26': Antes de partir para cima de Ana Paula, Sol chamou Milena de 'retardada'

Antes da confusão que está gerando polêmica, Sol chamou Milena de 'retardada' e 'doente mental' no BBB 26

11 fev 2026 - 11h38
Compartilhar
Exibir comentários

O clima no BBB 26 ficou tenso logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (11). Após a eliminação de Sarah Andrade, a rotina na casa foi marcada por provocações. Por volta das 9h, Milena decidiu acordar alguns rivais de propósito, o que gerou incômodo imediato. A atitude foi interpretada como uma provocação direta, especialmente por Sol Vega, que resolveu confrontar a colega.

'BBB 26': Antes de partir para cima de Ana Paula, Sol chamou Milena de 'retardada' / Reprodução: Globo
'BBB 26': Antes de partir para cima de Ana Paula, Sol chamou Milena de 'retardada' / Reprodução: Globo
Foto: Contigo

A veterana foi até a rival e reclamou da situação. "É a segunda vez que você vai lá e acorda a gente", disse Sol. Sem recuar, Milena respondeu em tom provocativo: "Amanhã vai ter uma terceira". A conversa rapidamente saiu do controle e virou uma troca de gritos. "Respeita, minha filha. Cresce!", disparou Sol. Milena rebateu: "Agora você tá acordando todo mundo". A veterana insistiu: "Cresce!", e a babá ironizou: "Não dá mais pra crescer, eu já fiz 18 anos".

Debate sobre linguagem ofensiva

A discussão continuou em tom agressivo, com Sol elevando as ofensas. "Não parece! Parece uma criança. Menina retardada, é doente mental?", disse ela durante o embate. As expressões utilizadas na briga são consideradas capacitistas, pois transformam condições reais, como deficiência intelectual ou transtornos mentais, em forma de xingamento. Esse tipo de linguagem reforça estigmas e a ideia de inferioridade em relação a pessoas com deficiência.

Especialistas explicam que termos como "retardada" carregam um histórico de humilhação e exclusão, sendo associados a preconceitos contra pessoas com deficiência intelectual. Da mesma forma, o uso de referências à saúde mental como ofensa contribui para a estigmatização de transtornos psicológicos e psiquiátricos. O episódio reacendeu o debate sobre a responsabilidade no uso das palavras dentro do reality e fora dele, especialmente em um programa de grande alcance popular.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Segue a Cami (@segueacami)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade