Quase ninguém lembra: há 12 anos, Alex Atala, do 'Chef de Alto Nível', matou galinha ao vivo em evento e chocou o mundo gastronômico
Chef brasileiro dividiu opiniões ao abater e cozinhar uma galinha na frente de 600 pessoas em Copenhague. Relembre:
Em agosto de 2013, o chef brasileiro Alex Atala, hoje conhecido por comandar o reality "Chef de Alto Nível" na TV Globo ao lado de Ana Maria Braga, protagonizou um dos momentos mais controversos de sua carreira. Durante o encerramento do MAD Food Camp, simpósio culinário realizado em Copenhague, na Dinamarca, Atala matou, depenou, fatiou e fritou uma galinha na frente de uma plateia de 600 pessoas.
A apresentação fazia parte de sua palestra intitulada "Death Happens" ("A morte acontece"), tema que estampava inclusive sua camiseta no evento. A justificativa de Atala para o ato foi o de provocar uma reflexão sobre como morte e comida caminham juntas no universo da gastronomia.
'Por trás de cada prato existe uma morte'
A reação, claro, não demorou a ganhar o mundo. Assim que as imagens circularam na internet, a polarização foi imediata. De um lado, internautas classificaram o gesto como cruel, sádico e desnecessário. De outro, defensores exaltaram a coragem do chef em escancarar uma realidade cotidiana para quem vive longe da produção de alimentos.
"Ele ainda resgata o que nossas avós/bisavós faziam com muito orgulho, sendo até avaliadas em suas habilidades domésticas a partir de atos como esse", escreveu uma pessoa no YouTube. "Assassino, nada mais do que isso", detonou outra na mesma plataforma.
Sem se abalar com a repercussão, Atala reforçou seu ponto de vista também nas redes sociais. "O desmatamento não mata animais, esteriliza um ecossistema. Por trás de cada prato, existe um...
Matérias relacionadas