Público vibra com vitória de 'Ainda Estou Aqui' no Oscar 2025
'Ainda Estou Aqui' se tornou o primeiro filme brasileiro a ganhar a premiação
O cinema brasileiro celebrou uma conquista histórica na noite deste domingo (2), quando o longa-metragem Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, recebeu o Oscar de Melhor Filme Internacional. O feito marca a primeira vez que uma produção nacional conquista essa categoria na premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Durante o discurso de agradecimento, Walter Salles emocionou o público ao dedicar o prêmio à inspiração central da obra: "Em nome do cinema brasileiro, eu agradeço por este reconhecimento. Este prêmio também é dedicado a uma mulher que jamais se curvou: Eunice Paiva. E às atrizes que deram vida a essa história, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro".
A produção, que traz Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva, retrata a vida e os desafios enfrentados pela ativista e advogada, destacando sua luta pela justiça e pelos direitos humanos. O filme já vinha acumulando reconhecimento, com indicações ao Globo de Ouro e ao Critics Choice Awards, além de vitórias no Gold Derby Awards, considerado um importante termômetro para o Oscar.
Antes dessa conquista histórica, o Brasil já havia sido indicado na categoria de Melhor Filme Internacional (anteriormente chamada de Melhor Filme Estrangeiro) com O Pagador de Promessas (1962), O Quatrilho (1995), O Que É Isso, Companheiro? (1997) e Central do Brasil (1998). No entanto, nunca havia garantido a estatueta até agora.
Veja o vídeo!
Ver essa foto no Instagram