Último 'Que Marravilha!' do ano conta com Cissa Guimarães
Os especiais de fim de ano já são uma tradição no Que Marravilha!, do GNT. Sempre com a presença de uma personalidade, o programa foge de sua linha usual – em que anônimos aprendem uma receita do "chef" Claude Troisgros e depois a reproduzem – e investe no bate-papo entre o apresentador e o convidado. As diferenças no formato fazem com que muitos elementos sofram modificações. Caso, por exemplo, do cenário. Em vez de se passar em um restaurante ou na casa de uma pessoa comum, os especiais apostam na beleza dos jardins de casas de festas ou casarões de São Conrado, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. "A ação acontece toda em um só lugar, então ele precisa ser por si só atraente", explica o diretor Ric Ostrower.
Um dia depois de gravar a edição comemorativa de Natal com Ana Maria Braga, Claude faz o especial de Ano Novo com Cissa Guimarães. Logo que o apresentador abre o programa, que vai ao ar no dia 27 de dezembro, a atriz aparece sorridente e o "chef" estoura o champanhe. Mesmo com quatro câmaras e dez focos de luz voltados para eles, o clima de descontração e os goles nas taças se prolongam durante as duas horas de bate-papo. Com poucas interrupções, a gravação tenta fazer com que o programa editado, de 30 minutos, se pareça com uma produção ao vivo. Além de preparar o linguado com "carpaccio" de palmito e vinagrete de limão com caviar, Claude precisa estar atento ao rumo da conversa para poder direcioná-la para os assuntos mais interessantes. "Eu sempre digo que sou cozinheiro, não sou entrevistador. Mas é interessante aprender outra profissão", diverte-se Claude.
Enquanto o apresentador explica o passo a passo da receita, Cissa aproveita para, timidamente, ajudá-lo. Entre uma pergunta e outra e muitas risadas, ela conta sobre sua vida pessoal e profissional. Atualmente, a atriz está em Salve Jorge, da Globo, na pele da designer de joias Maitê, e apresenta o programa Viver com Fé, do próprio GNT. Apesar de trabalharem na mesma emissora de canal pago, ela e Claude nunca tinham conversado por tanto tempo. "Sou fã do Claude, então foi ótimo ter esse contato maior. Ele cozinha com sabedoria e as coisas que prepara não são difíceis de fazer", elogia Cissa.
Quando o prato já está quase pronto, Claude encosta um pano no fogão e o tecido começa a pegar fogo. Só que tudo acontece tão rápido que não há nem tempo para o susto. Ele logo apaga a pequena chama e ri de si mesmo. Esses pequenos acontecimentos são, segundo Ric Ostrower, fundamentais para deixar o Que Marravilha! mais interessante. "Eu adoro quando os imprevistos acontecem e sempre tento mantê-los na edição. Isso humaniza o programa porque o Claude é um 'chef' experiente, mas também erra como qualquer um", analisa.
Pouco tempo depois, o cheiro de comida se espalha pelo ar. E enquanto assistentes, produtores e operadores de câmara salivam, Cissa e Claude sentam na mesa e saboreiam o linguado. A quantidade não é suficiente para que os mais de 30 membros da equipe possam provar o prato. Mas, como o especial de Ano Novo é o último de 2012, eles se dão um outro tipo de regalia: uma rara homenagem. Reunidos, todos gravam um "teaser" que irá ao ar mostrando os rostos desconhecidos dos que estão por trás de todas as 52 edições que foram exibidas no ano. "É um grupo muito unido, que batalha o ano inteiro e merece comemorar também", opina o diretor.
Além de se despedir do ano que passou, a equipe celebra um novo formato, que começará em 2013. O Que Marravilha! Revenge inverterá os papéis. No lugar de anônimos tentarem conseguir a aprovação de Claude Troisgros, agora o "chef" é que aprenderá uma receita familiar e tentará reproduzi-la para conquistar a família convidada. "Não é porque é o Claude que vamos dizer que ficou igual ou melhor. Não tem isso. O legal do programa é ficar na expectativa de se ele vai ser aprovado ou não", avisa Ric.
Que Marravilha! Especial de fim de ano - Dia 27 de dezembro de 2012. Quinta, às 21:30 h, no GNT.