Programa de TV é acusado de sexista ao expor e avaliar mulheres nuas
Um programa dinamarquês de TV tem sido acusado de estimular uma postura sexista, informou o site Daily Mail nesta quinta-feira (2). De acordo com a publicação, a atração, que é liderada por Thomas Blachman – juiz do reality show The X-Factor da Dinamarca – consiste na exposição de mulheres completamente nuas, que têm seus corpos avaliados pelo apresentador e por um convidado.
No programa, os dois homens ficam sentados em um estúdio escuro, com a luz baixa. As mulheres, então, entram com um roupão e, ao tirarem a peça, têm seus corpos iluminados por um holofote bem claro, que expõe todos os seus detalhes. Segundo o Daily Mail, comentários durante a atração incluíram “como essa vagina trabalha para você?” e “mamilos muito estimulantes”.
Anfitrião do projeto, Blachman defendeu a ideia ao afirmar que está fazendo um favor às mulheres, pois está saciando a vontade que elas sentem de serem aprovadas pelos homens. “O corpo feminino sente sede das palavras de um homem”, argumentou. Segundo ele, o criador da atração é um "gênio" e o programa tem o objetivo de “discutir a estética do corpo feminino sem permitir que a conversa se torne pornográfica ou politicamente correta”.
Críticas
Antes mesmo de sua estreia, o programa foi alvo de diversas críticas, que o tacharam como sexista e humilhante para as mulheres. "É mais como um clube de strip claustrofóbico, que só serve para cimentar os conceitos clássicos de domínio masculino”, descreveu o escritor Knud Romer. "Basicamente, coisas como esta já deveriam ter sido jogadas para a sucata da história de anos atrás", completou.
Um dos principais blogueiros do país, Lotte Hansen também foi contundente, descrevendo a atração como "uma tentativa frustrada de intelectualizar o Roskilde County Show - a única diferença é que os jovens potros em exibição em Roskilde foram substituídos por mulheres nuas”. O blogueiro ainda iniciou uma campanha para que o programa seja cancelado, “antes que vá longe demais”.
Frente a toda polêmica, Blachman se retirou para a sua casa em Nova York, nos Estados Unidos, e disparou: "ingratidão é a única coisa que realmente pode desgastar os poucos gênios que residem no nosso país”. "Lembre-se, eu estou dando a você algo que nunca viu antes. Não morda a mão que te alimenta”, completou o apresentador.
Produtora do canal DR2, que transmite a atração, Sofia Fromberg defendeu o projeto e afirmou que não há intenção de cancelá-lo. Segundo ela, os críticos não possuem a palavra final sobre o que é bom ou mau para as mulheres e homens. "Nós temos um programa que revela o que os homens pensam sobre o corpo feminino. Sinceramente, o que há de errado nisso?", disse ela.