'O Canto da Sereia' une suspense e romance em Bahia noir
Com a presença em peso do elenco e idealizadores, foi apresentada nesta terça-feira (11), no Rio de Janeiro, a microssérie O Canto da Sereia, que estreia no próximo dia 8 de janeiro, na TV Globo. A produção, que conta com nomes de peso como Walter Carvalho na direção de fotografia e câmera, e o diretor de núcleo Ricardo Waddington, vai misturar suspense, ação e muita sensualidade para contar uma história com todos os tons de um thriller urbano.
A trama gira em torno da personagem Sereia (Ísis Valverde), uma cantora de axé alçada ao sucesso de forma meteórica, em apenas dois anos, mas que acaba assassinada em cima de um trio elétrico em Salvador. Aos 25 anos, sua vida é interrompida de forma abrupta e, a partir daí, se desenrola a história, numa busca frenética por desvendar o crime. Misturando o mito que envolve a figura das sereias com uma Bahia totalmente diferente da que é vendida normalmente, o que se apresenta é um romance com uma Salvador em clima noir e trágico. Por isso também, muito rica na carga de dramaturgia.
Escrito por George Moura, Patrícia Andrade e Sérgio Goldenberg e com direção geral de José Luiz Villamarim, O Canto da Sereia chega com a promessa de surpreender pelo apuro técnico e pelo clima de suspense. Ali praticamente todos serão suspeitos do crime. Ricardo Waddington conta que foi convidado para entrar em campo depois que o projeto apresentado pelo trio à TV Globo foi aceito e que encarou a missão de atuar como diretor artístico “com muito prazer”. “Sou muito sortudo, porque o projeto é lindo”, destaca.
Na pele de Sereia, Ísis Valverde comemora o novo trabalho, que acabou emendando assim que finalizou as gravações de Avenida Brasil, novela das 21h da Globo. Vivendo sua primeira protagonista, ela elogiou a proposta do projeto e a equipe técnica envolvida para colocar O Canto da Sereiade pé. Como muitos dos atores e equipe técnica, ela chamou atenção para o fato de Walter Carvalho ser o principal operador de câmera da série. “Sabe o que é Walter Carvalho como o responsável pela câmera? É demais”, destacou.
Para viver a cantora de axé, Isis “tomou aulas” com a cantora Ivete Sangalo. O drama maior foi subir no trio e cantar. No entanto, não havia opções: desafio posto, desafio aceito. Também com papel de destaque na trama, o ator Marcos Palmeira (detetive Augustão) celebra o novo trabalho e as boas companhias em cena e no backstage.
Chefe da segurança particular de Sereia e obcecado pela personagem, Augustão é um detetive baiano que encabeça uma investigação paralela à polícia para desvendar o crime. “Estou curiosíssimo. Já fiz outros baianos, mas bem mais rurais. Até me policiei para não trazer nada destes outros baianos”, afirma.
Eufórica com a proximidade da estreia, a atriz Fabiula Nascimento fala com carinho do personagem Mãe Marina, uma espécie de guru espiritual de Sereia, que busca apoio na religião, mas tem a morte permeando toda a sua história. “É um personagem muito complexo. Fui a alguns terreiros na Bahia, foi um envolvimento muito intenso, mas com limites. Trata-se de uma religião muito séria. Fiquei muito impressionada (com os terreiros de candomblé)”.
Todos suspeitos
Quem também está escalado para O Canto da Sereia é o ator Gabriel Braga Nunes. Ele encarna o personagem Paulinho de Jesus, que viveu uma tórrida paixão com a personagem de Isis Valverde. “Ao longo de flashbacks você vai entendendo tudo que estava por trás daquela relação”, conta.
Assim como praticamente todos os personagens da trama, Paulinho é um dos suspeitos da morte da cantora de axé. Ele faz suspense sobre o assunto no entanto. “Se tem uma coisa que eu não vou dizer hoje é sobre quem é o assassino e se eu estou na lista dos suspeitos até o final”. Depois emenda: “a gente ainda não sabe quem é o assassino”. Para Gabriel, o suspense sobre o assunto entre o próprio elenco foi motivo de estímulo para os atores.
O Canto da Sereia terá 4 capítulos consecutivos, sendo mais uma aposta no formato de microssérie experimentado nos últimos anos pela emissora. O programa vai ao ar a partir de 8 de janeiro, após Big Brother Brasil.