Números de audiência mostram como SP derruba a Globo enquanto o Rio continua fiel ao canal
Público paulistano dá as costas para a emissora que tenta reconquistá-lo ampliando cenas locais
Fundada em 1965 no Rio, a Globo sempre teve orgulho de seu DNA carioca da gema.
Mas é escrava do telespectador da Grande São Paulo, onde a Kantar Ibope faz a principal aferição de audiência do Brasil.
As preferências dos paulistanos influenciam na distribuição das verbas milionárias das agências de publicidade. Afinal, ali está o maior mercado consumidor do país.
Nos últimos 20 anos, a Globo perdeu parcela relevante de público na mais populosa região metropolitana. No Rio, atinge índices maiores.
Na segunda-feira, 7 de julho, a novela das 21h, ‘Vale Tudo’, registrou média de 25.2 pontos em SP. Entre cariocas, 30.5 pontos.
No dia seguinte, outra diferença gritante no placar: 24.8 entre paulistanos e 29.9 no Rio. E assim tem sido, com a emissora sofrendo para atrair e segurar o público na maior cidade brasileira.
Na tentativa de seduzir os paulistas, o canal mudou a ambientação da próxima novela das 9, ‘Três Graças’: o cenário principal seria uma favela carioca, agora será uma comunidade carente em SP.
Nota-se esforço para ampliar o sotaque paulistano da Globo a fim de torná-la mais palatável à audiência majoritária. Por enquanto, pouca adesão.