Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novela da Globo sofreu com morte da autora durante exibição há 42 anos

Famosa autora da Globo morreu enquanto uma de suas tramas era gravada e emissora agiu para terminar obra; saiba tudo

18 set 2025 - 10h25
(atualizado às 10h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Há 42 anos, chegava às telinhas da Globo a última novela de Janete Clair (1925 - 1983). A autora escreveu parte de Eu Prometo antes de morrer em decorrência das complicações de um câncer de estômago. A emissora líder de audiência acabou ressuscitando o horário das 22h para exibir a trama. Gloria Perez e Dias Gomes (1922 - 1999) assumiram a história por volta do capítulo 60.

Janete Clair morreu enquanto sua última trama, Eu Prometo, ia ao ar na Globo
Janete Clair morreu enquanto sua última trama, Eu Prometo, ia ao ar na Globo
Foto: Globo / Contigo

Horário 'novo' da Globo

Nilson Xavier, do Teledramaturgia, relembrou que o horário das 22h estava aposentado há pelo menos cinco anos. Janete era uma grande autora da faixa das 20h, com sucessos como O Astro Irmãos Coragem. Clair estava doente já há quatro anos, com um câncer no intestino, mas não queria deixar de trabalhar, então a emissora optou por não arriscar seu horário de maior faturamento e reviveu a faixa das 22h para caso o pior acontecesse, pontuou o jornalista.

Xavier também relembrou que a novela foi adaptada para que ela tivesse um ritmo não tão acelerado de trabalho: ao invés de ter capítulos de 45 minutos, como era a média geral da época, os episódios de Eu Prometo tinham 30 minutos. Outra mudança era que a obra não era exibida aos sábados e, sim, de segunda a sexta-feira.

Morte de Janete Clair e troca de autoria

Aos 58 anos, a novelista morreu em 16 de novembro de 1983. Gloria Perez assumiu a novela e teve supervisão de Dias Gomes, marido de Clair. Ao projeto Autores, Histórias da Teledramaturgia, do Memória Globo, a autora de O Clone revelou: "Janete escreveu no hospital, até o último minuto (…) Ditava o capítulo que cabia a ela e eu apenas anotava. Ela sabia que estava morrendo (…) Como nos encontrávamos todos os dias, fui acompanhando passo a passo aquele piorar. Quando Janete achou que não chegaria ao fim da novela, ela me deu instruções de como queria que a história terminasse (…) todos os desfechos. Ficou combinado com o Dias Gomes, viúvo da Janete, que eu escreveria os capítulos e mostraria a ele. Tudo correu tranquilamente, nunca tive de reescrever nada."

A autora recebeu uma homenagem no último capítulo da obra, exibido em 17 de fevereiro de 1984: Eternamente, de Gal Costa (1945 - 2022), tocava enquanto fotos da autora e do elenco eram exibidas. Uma frase de Janete também foi exibida: "Eu gostaria que o ser humano acreditasse que existe uma força capaz de mudar sua vida. É bom confiar em si mesmo e esperar um novo amanhecer."

VEJA UMA PUBLICAÇÃO DA CONTIGO! NAS REDES SOCIAIS:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CONTIGO! (@tocontigo) 

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade