Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novela da Globo sofreu com enxurrada de reclamações antes da estreia há 23 anos

Antes de chegar nas telas da Globo, uma obra foi detonada pelo público e o diretor precisou fazer um pronunciamento; entenda

26 ago 2025 - 07h47
Compartilhar
Exibir comentários

Uma novela da Globo sofreu com reclamações e comparações com um clássico há 23 anos: O Beijo do Vampiro usava o mesmo universo que Vamp (1991) e sofreu com reclamações antes mesmo de estrear nas telinhas da emissora. O escritor Antônio Calmon precisou se manifestar e dizer que não se tratava de uma continuação da obra clássica. Mesmo assim, acabou sofrendo com uma audiência não muito satisfatória e com uma trama mais familiar.

Cena de O Beijo de Vampiro
Cena de O Beijo de Vampiro
Foto: Globo / Contigo

Se em Vamp o tema era mais obscuro, desta vez o autor optou por algo mais leve: Nilson Xavier, do Teledramaturgia, relembrou que os vampiros não mordiam crianças, bebiam sangue engarrafado e usavam protetor solar para evitar o sol. Ao projeto "Autores, Histórias da Teledramaturgia", da Globo, Calmon pontuou que não queria contaminar a parte dramática da história e focou em contar a história de uma mãe que descobria que o filho era um vampiro, sendo uma metáfora da adolescência e puberdade: "Não tive uma grande audiência. Parte porque estreei durante o horário político, logo substituído pelo horário de verão e finalmente pelo carnaval. Isso baixa qualquer audiência. Mas também o tema vampirismo desagrada a uma parcela de donas de casa que acha fantasioso ou é fundamentalista acreditando que o diabo se manifesta em seus lares no momento em que se liga a TV para ver minha novela." 

Globo recebeu reclamações

Quando foi anunciada a direção de Marcos Paulo (1951 - 2012) como diretor da obra, aconteceu uma grande confusão: a obra era dita como uma suposta continuação de Vamp, como relembrou o pesquisador. Muitos telespectadores encaminharam emails para a emissora em formas de protestos para que a escalação fosse trocada por Jorge Fernando (1955 - 2019) já que ele foi o diretor da obra original e isso não seria justo. Calmon precisou vir a público e dizer que era um mal-entendido, além de reforçar que a Globo só aceitou fazer O Beijo do Vampiro se ela não fosse uma sequência. As obras tinham similaridades e foram vistas como uma falta originalidade. Mauro Pereira Porto, coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UNB (Universidade de Brasília) escreveu: "As telenovelas ainda são o gênero mais popular e de maior audiência da população brasileira. A estratégia da Globo, de colocar no ar uma novela bastante parecida com uma anterior, foi um erro"

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade