Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novela da Globo levou elenco para gravar em vulcão há 12 anos

Trama da Globo foi a segunda novela protagonizada por Grazi Massafera e teve cenas gravadas em vulcão da Guatemala

11 mar 2025 - 15h25
Compartilhar
Exibir comentários
Grazi Massafera em Flor do Caribe
Grazi Massafera em Flor do Caribe
Foto: Reprodução/Globo / Contigo

Em 11 de março de 2013, há 12 anos, a Globo estreava Flor do Caribe como sua nova novela das seis. Escrita por Walther Negrão, o folhetim foi o segundo protagonizado por Grazi Massafera e conquistou o público da faixa. Para a novela, a emissora uniu as belezas naturais do Brasil com cenas no exterior e levou elenco para gravar no vulcão Pacaya, na Guatemala.

Cenários inusitados

Como recorda o jornalista Nilson Xavier, do Teledramaturgia, Flor do Caribe manteve o estilo de outras novelas de Walther Negrão: a trama tinha um clima praiano e, no quesito ambientação, lembrava as novelas Tropicaliente e Como Uma Onda.

Apesar das semelhanças, as locações escolhidas para Flor do Caribe foram inovadoras. Além de cenas gravadas no vulcão Pacaya, o elenco e equipe da novela estiveram nas cidades de Tikal, no Lago Izabal e Semuc Champey por aproximadamente 20 dias. 

Em entrevista resgatada por Xavier, o diretor Jayme Monjardim explicou a escolha do país para as filmagens no exterior: "Tínhamos que escolher um país do Caribe para gravar. Eu pesquisei muito a América Central, olhei bastante, até chegar à Guatemala. Quando cheguei, vi que lá tinha todos os lugares mais incríveis que eu já tinha visto e era perfeito para a novela. É um país muito bonito, com um clima e cores maravilhosas".

Protagonismo de Grazi Massafera

Flor do Caribe foi a segunda novela em que Grazi Massafera viveu uma protagonista. Na história, a atriz interpretou a jovem Ester Schneider, que encabeçou um triângulo amoroso com os atores Henri Castelli(Cassiano Soares) e Igor Rickli (Alberto Albuquerque), respectivamente o mocinho e vilão da novela.

Diferente de sua primeira protagonista em Negócio da China, a personagem foi bem recebida pelo público, assim como o folhetim — um dos grandes sucessos do horário das seis. Apesar da boa repercurssão, o Teledramaturgia destaca que a trama perdeu enredo e ingressou em um ritmo lento que diminuiu a média final de audiência.

Na Grande São Paulo, principal termômetro para o sucesso televisivo de qualquer produção, Flor do Caribe fechou com 21 pontos de Ibope, abaixo do esperado pela Globo.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade