Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novela da Globo buscou atriz às pressas para prolongar a trama há 25 anos

Sucesso de público, uma novela da Globo foi esticada repentinamente e precisou buscar atriz as pressas para prolongar a trama; saiba tudo

26 jun 2025 - 07h34
Compartilhar
Exibir comentários
O Cravo e a Rosa estreou há 25 anos e buscou atriz às pressas para prolongar sucesso
O Cravo e a Rosa estreou há 25 anos e buscou atriz às pressas para prolongar sucesso
Foto: Reprodução/Globo / Contigo

O Cravo e a Rosacompleta 25 anos da sua exibição original: em 26 de junho de 2000, a obra aclamada chegava as telinhas e se preparava para ser um sucesso estrondoso de Walcyr Carrasco. A novela foi planejada para receber apenas 90 capítulos e acabou sendo esticada para 200. O autor precisou buscar uma atriz às pressas para um dos papéis mais marcantes do folhetim. 

Sucesso de audiência

Escrita para a faixa das 18h, ela foi inicialmente pensada para ser uma novela curta, substituindo Esplendor. Nilson Xavier, do Teledramaturgia, relembra que Walcyr estava por volta do capítulo 60 quando a Globo informou que iria esticar a trama. Para isto, ele fez algumas solicitações, como novos cenários e precisou de uma atriz às pressas para Marcela. Quem entrou no folhetim foi Drica Moraes:

"Para poder ampliar a história, eu fiz alguns pedidos à Globo. Pedi, por exemplo, novos cenários e uma nova atriz para interpretar uma vilã, coisa que a novela não tinha. (…) Em O Cravo e a Rosa, a vilã era a própria Catarina. Ela mesma impedia o relacionamento dos dois protagonistas [Catarina e Petruchio]. Em 90 capítulos, isso era possível. Mas em 200, eu precisava de uma personagem que fizesse armações, precisava de uma vilã com perfil de novela tradicional. Então entrou em cena a Drica Moraes.", disse o autor ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia

Década de 20

O elenco teve um workshop nos anos 1920 para poder ficar imerso, incluindo uma palestra de um professor da USP. Parte do elenco ainda teve aulas de remo, equitação, fabricação de queijo por conta do núcleo da fazenda, entre outras atividades rurais, como lembra Xavier.

Walter Avancini, o diretor, optou por inserir aparições de figuras da época, caracterizados em atores figurantes. 26 cenários foram construídos no antigo Porjkac para deixar a trama fidedigna. O Cravo e a Rosa recebeu duas reprises: uma em 2003 e outra em 2013. Ela também teve uma exibição no Viva em 2019 e estreou, em 2021, a faixa Edição Especial, faixa da tarde da novela.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade