Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Globo levou advertência do Ministério da Justiça por novela dramática há 14 anos

Uma novela da Globo precisou trocar a classificação indicativa no ar por imposição do Ministério da Justiça por conta do excesso de drama

25 set 2025 - 11h10
Compartilhar
Exibir comentários

Há 14 anos, uma das novelas mais queridas da bolha noveleira chegava às telinhas: A Vida Da Gente. A obra sofreu com um caso curioso de reclassificação indicativa por advertência do Ministério da Justiça por conta do excesso de drama que o folhetim tinha. Saiba tudo abaixo!

A Vida da Gente
A Vida da Gente
Foto: Globo / Contigo

Lícia Manzo na Globo

Escrita por Lícia Manzo, a obra foi a primeira novela solo dela na líder de audiência. O texto veio carregado de realidade e com bastante sensibilidade. Usando das relações familiares, os conflitos se desenhavam em torno das vidas de Ana (Fernanda Vasconcellos), Rodrigo (Rafael Cardoso) e Manuela (Marjorie Estiano). No lançamento, a autora disse: "Quis trazer para o centro da ficção o que estamos vivendo e experimentando hoje, em novos desenhos das relações familiares e humanas. Embora aborde novas configurações em família, a novela segue uma estrutura tradicional, clássica, sem nenhuma pretensão de inovar coisa alguma. Ao contrário. Nela pago um tributo a tudo o que me formou e a que assisti à vida inteira. A Vida da Gente é um melodrama tradicional."

Em determinado momento, Ana entra em coma e a vida de todos é transformada. A autora também contou como isto surgiu dentro do trama: "O coma tem um caráter emblemático, parece estacionado na fina fronteira entre a morte e a vida. E eu diria que o coma (ou a volta do coma, e reencontrar sua vida seguindo sem você), é o eixo central da novela. Em volta deste eixo, procurei construir uma espécie de 'crônica' das relações familiares atuais."

Ministério reclassificou!

Muito embora a novela tenha tido um público fiel do começo ao fim, Nilson Xavier, do Teledramaturgia, relembrou que a obra sofreu com uma baixa audiência. A Globo tinha como meta os 25 pontos do horário, mas o folhetim fechou três pontos abaixo, com 22, no Ibope da Grande São Paulo. A sua antecessora, Cordel Encantado, fechou com 26 pontos na média final. O drama excessivo pode ter contribuído para afastar parte da audiência.

Outro ponto foi que A Vida Da Gente acabou advertida e mudando de classificação, segundo Nilson. O jornalista pontua que ela foi autoclassificada como livre. Em 18 de outubro de 2011, a Globo recebeu uma advertência do Ministério da Justiça em que o órgão constatava que a novela apresentava conteúdos inadequados para a classificação como"linguagem depreciativa, agressiva ou sexual e, em menor frequência, estigma e insinuação sexual, além de conteúdos angustiantes". A obra se tornou não recomendada para menores de 10 anos; por apresentar "angústia". 

A Vida da Gente foi reexibida em 2021, por conta das paralisações dos Estúdios Globo devido à pandemia de Covid-19.

VEJA UMA PUBLICAÇÃO DA CONTIGO! NAS REDES SOCIAIS:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CONTIGO! (@tocontigo) 

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade