Dona de Mim: Rosa toma decisões drásticas após receber diagnóstio grave
Na trama 'Dona de Mim', a veterana da família Boaz decidirá resolver as suas pendências enquanto ainda lhe resta lucidez; entenda
Em cenas previstas para irem ao ar a partir do capítulo do dia 13 de setembro, Rosa (Suely Franco) realizará uma série de exames médicos que revelarão um diagnóstico grave. Diante do prognóstico não ideal, a veterana resolverá realizar suas ações finais antes de perder por completo sua lucidez. Saiba mais!
Após a morte de Abel (Tony Ramos), Jaques (Marcello Novaes) se mudará oficialmente para a mansão Boaz e passará a vigiar seus familiares. O seu alvo principal será a própria mãe, a fim de provar que a idosa perdeu controle de suas faculdades mentais. Entretanto, Rosa perceberá as más intenções do filho e decidirá agir antes que seja tarde demais.
Ela buscará nomear seu neto, Samuel (Juan Paiva) como seu curador, a fim de que ele assuma a sua posição como responsável por todas as questões financeiras após sua morte. Adicionalmente, Rosa concederá um presentão à Sofia (Elis Cabral): ela doará metade de suas ações da Boaz para a neta, dado que a pequena acabou não recebendo parte da herança de Abel após ele perder a guarda dela.
Rosa passa por testes cognitivos
Para realizar seus desejos, a veterana precisará receber o aval de uma médica após múltiplos testes cognitivos. Porém, como esperado, as notícias não serão positivas. "Não vou mentir pra vocês e nunca para você, Rosa. Sua cognição apresenta várias falhas. Eu analisei sua última ressonância e com os exames de imagem mais os testes cognitivos, posso dizer que nós estamos realmente desenvolvendo a doença de Alzheimer", revelará a doutora.
Rosa questionará o diagnóstico, confusa, mas a médica lhe confortará: Sim, mas nesse momento, o seu comprometimento cognitivo não é avançado". Entretanto, a veterana entenderá o peso da revelação. "Ainda. Eu sei o que virá, infelizmente. Isso quer dizer que eu não posso fazer do meu neto meu curador ou dar nada do que é meu para minha netinha Sofia?", questionará.
"Não disse isso. Hoje, apesar do seu estágio de Alzheimer, não há nada que indique que você não está apta para tomar uma decisão importante", responderá a profissional. A veterana ficará aliviada com a explicação da médica. "Obrigada, Eterno. Eu sei que a minha decisão não é um delírio! É uma ação muito necessária", dirá.
A ida ao cartório
Vivian, a advogada de Rosa que estará a acompanhando, pensará rápido. "Não quero ser estraga-prazer, mas temos um horário no cartório. Esses laudos e resultados de hoje, nós podemos guardar como um atestado de aptidão?", perguntará. A profissional responderá que sim e Rosa e a advogada partirão para o cartório.
Chegando lá, a idosa assinará rapidamente os documentos necessários, confiante em sua atitude. "Bem, tudo assinado, agora só nos resta esperar o cartório finalizar o registro. Acredito que pode sair antes desses cinco dias úteis, mas vamos ver", pontuará Vivian.
"Contanto que o Samuel realmente se torne meu curador quando for a hora, e a Sofia fique garantida e segura, eu não me importo de esperar cinco dias", confessará Rosa, por fim.