Mar, campo ou montanha: o que o local de férias preferido revela sobre a personalidade, segundo a psicologia
Gerluce (Sophie Charlotte) e Paulinho (Romulo Estrela) escolheram a praia para namorar; saiba o que a psicologia diz sobre o local
Na novela 'Três Graças', Gerluce (Sophie Charlotte) e Paulinho (Rômulo Estrela) passaram um fim de semana dos sonhos há alguns dias.
Entre prisões de bandidos e a batalha com situações familiares, o casal deixou a cidade de São Paulo para viver um momento a dois. A escolha dos pombinhos foi a praia, em uma mansão maravilhosa com direito a tudo que tinham direito.
Para muitas pessoas, as férias são o momento de viajar e relaxar, e a escolha do local depende muito do momento em que se encontram.
Segundo o psicólogo Friedrich Götz, autor de um estudo publicado na revista Nature Human Behaviour, a relação entre as pessoas e o seu ambiente é inescapável: "Não vivemos no vácuo. Tudo o que os seres humanos fazem, pensam e sentem está enraizado na sua geografia."
Mas o que faz o ser humano escolher entre mar, montanha ou praia? Especialistas dizem que pessoas introvertidas preferem áreas montanhosas, enquanto extrovertidos se divertem em mar e espaços abertos.
"Cada pessoa pode escolher o espaço e o estilo de suas férias de acordo com seus desejos e preferências. Pode-se dizer que as montanhas oferecem mais isolamento e introspecção em comparação com o mar, mas a resposta é individual", destacou a Dra. Alejandra Gómez, psicanalista e psiquiatra.
Já a psicóloga Mari Carmen Bravo acredita que existe o viajante mais atraído por destinos rurais. "Esse tipo de viajante geralmente é alguém que valoriza a paz e o sossego", disse ela.
O que significa gostar de férias na praia?
A especialista a...
Matérias relacionadas
Luto gestacional: 5 frases que ferem mulheres que viveram a perda de um bebê, segundo psicóloga