Livro '100 Melhores Filmes Brasileiros' será lançado no Festival de Gramado
Amantes da sétima arte e colecionadores de livros de arte precisam reservar espaço na estante para uma nova obra: '100 Melhores Filmes Brasileiros', livro idealizado pela Associação Brasileira de Cinema (Abraccine), o Canal Brasil e a Editora Letramento.
O evento de lançamento será no dia 1º de setembro, a partir das 16h, na sede do clube Sociedade Recreio Gramadense, QG do Festival de Cinema de Gramado. A 44ª edição da mostra começa nesta sexta-feira (26) e vai até o dia 3. Treze filmes de longa-metragem, entre títulos nacionais e latinos, disputarão o troféu Kikito.
Produzido em formato especial (capa dura, lombada quadrada e apurada edição de arte), '100 Melhores Filmes Brasileiros' reúne os vencedores de votação realizada pela Abraccine entre associados e convidados, em 2015.
A seleção priorizou a relevância artística da cinematografia, sem fazer distinção de data de lançamento, gênero ou metragem. Cada filme foi analisado por um especialista.
Entre os que têm suas obras no livro estão diretores que fizeram história no cinema brasileiro, como Glauber Rocha, Leon Hirszman, Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Paulo Cezar Saraceni, Joaquim Pedro de Andrade, Luiz Sergio Person e Carlos Reichenbach. O longa mais antigo da lista é 'Limite', de Mario Peixoto, lançado em 1931.
Os 100 selecionados também abraçam produções recentes, como 'Cidade de Deus', 'Central do Brasil', 'Tropa de Elite', 'O Céu de Suely', 'Bicho de Sete Cabeças', 'Carandiru', 'Cinema, Aspirina e Urubus', 'Tatuagem', 'Amarelo Manga', 'O Palhaço' e 'Que Horas Ela Volta?', este último destaque nos cinemas brasileiros e em festivais internacionais no ano passado.
Em setembro, o Canal Brasil completa 18 anos. Entre as comemorações haverá uma mostra com vinte dos cem filmes presentes no livro. Entre as obras, 'O Pagador de Promessas' (1962), de Anselmo Duarte (vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes), 'O Bandido da Luz Vermelha' (1968), de Rogério Sganzerla, e 'Pixote, a Lei do Mais Fraco' (1981), de Hector Babenco. As exibições começam no dia 12 de setembro, sempre à meia-noite e quinze.