Lincoln Tornado segue os passos do pai
- Gabriela Germano
Sai o pai, entra o filho. Mas nada é tão simples quanto parece. Aos 24 anos, Lincoln Tornado conquistou um papel na próxima novela das seis da Globo, mas suou muito antes disso. "Por uns cinco anos fiz teste para 'Malhação' e não rolou. Tentei 'Cama de Gato' e também foi mais um não. Mas me conscientizei de que o artista só vive se for persistente e perseverante. Acredito muito que tudo acontece na hora certa e foi importante passar por tudo isso", resume Lincoln, o filho do Tony.
Ele não liga em ter sua imagem sempre ligada a do pai. No início, inclusive, acha que isso é inevitável. Mas quer fazer por merecer e ter seu próprio talento reconhecido. "Em 'Escrito nas Estrelas' vou provar que estou me esforçando, que me dedico, estudo e procuro melhorar cada vez mais", diz.
Para conseguir o papel, Lincoln não hesitou em enviar um e-mail para a autora da trama, Elizabeth Jhin. A resposta foi positiva, já que ela tinha um personagem que tinha tudo a ver com o seu perfil. Na história, vai interpretar o segurança Ezequiel. "É um cara quem tem que ser todo formal no trabalho. Mas quando se junta com os amigos, só quer saber de hip hop e rap. Tem o sonho de ser artista", adianta.
Realmente são muitas as semelhanças entre ator e personagem. Lincoln era do Exército e decidiu abandonar a farda para se dedicar à vida artística. "Chegou uma hora que o quartel estava me sufocando", desabafa.
Em um primeiro momento, o pai ficou receoso com a decisão do filho. "A reação foi um pouco tensa, mas isso é compreensível. Meu pai é exemplo vivo das variações que os artistas enfrentam. Uma hora tudo acontece e, de repente, não acontece nada. Mas ele percebeu que isso é o que eu quero e hoje é um dos meus maiores incentivadores".
E os talentos do rapaz vão além da atuação. Lincoln já gravou algumas músicas, adora black music e também se dedica à dança. "A ideia é trabalhar bastante uma faixa, torná-la conhecida nas rádios e aí a gente pensa em lançar um trabalho", conta.
A facilidade para cantar e dançar ele mostra no espetáculo infantil As Incríveis Aventuras da Turma do Oco do Toco, em cartaz atualmente no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea. E ele também aparece ao lado de Ronaldo Fenômeno divulgando um refrigerante em uma propaganda. "Aquela careca lá é minha", brinca. O moço sonha alto: "O mercado de musicais só cresce. Estou me dedicando ao balé e à street dance. Minha meta é trabalhar com Charles Müller e Cláudio Botelho".
Companheiro e fã
Tony Tornado fez história no mundo da música e só depois entrou para a TV. Na década de 70, estourou com a canção BR-3 e, em Cama de Gato, as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes fizeram uma homenagem a ele relembrando a época, através de seu personagem Péricles. Agora, Tony vai sair de cena para ser telespectador do próprio filho. "Vou assistir todos os dias. Ele é uma promessa na qual eu acredito. Com certeza, ainda vamos contracenar", almeja o ator.