Incesto na Globo! Novela jamais reprisada escapou da censura para exibir beijo na boca de mãe e filho
Em 1988, uma novela da Globo jamais reprisada exibiu cena de beijo na boca entre mãe e filho. Mas foi preciso alterar a história para Censura não vetar sequência polêmica. Detalhes!
Gloria Perez deixou a Globo dias atrás após a emissora carioca descartar a produção da novela "Rosa dos Ventos".A história levantaria a questão do aborto forçado, que geraria sentimento de vingança na mocinha, e seria a sucessora de "Três Graças", que virá após "Vale Tudo", releitura do original de 1988-1989 em comemoração aos seus 60 anos de fundação, no próximo dia 26.
A trama de Gilberto Braga (1945-2021) substituiu "Mandala", escrita por Dias Gomes (1922-1999) e jamais reprisada em quase 38 anos (estreou em 12 de outubro de 1987). O folhetim abordou na época temas considerados impróprios para a faixa das oito. Entre eles, o bissexualismo e o uso de drogas. Para colocar "Mandala" no ar e impedir o veto da Censura Federal, repetindo o que havia acontecido nos anos 1970 com "Roque Santeiro", a sinopse original foi alterada.
Vale lembrar que "Roque Santeiro" também foi escrita por Dias Gomes e impedida de ir ao ar no dia de sua estreia, em 1975. A novela só saiu definitivamente do papel em 1985 e se tornou um dos maiores fenômenos da teledramaturgia brasileira ao contar a saga do falso milagreiro e de sua "viúva", a quem jamais havia visto.
Como a Globo colocou no ar beijo na boca de mãe e filho em novela?
E você lembra (ou sabia) que "Mandala" também abordou o incesto através dos personagens de Vera Fischer e Felipe Camargo, intérpretes de Jocasta e Édipo, mãe e filho. Segundo o "Memória Globo", a Censura impediu um beijo na boca entre Jocasta e Édipo sob a alegação que seria a...
Matérias relacionadas