PUBLICIDADE

Grammy 2010: audiência e sucesso nas vendas não caminham juntos

11 fev 2010 - 14h17
(atualizado às 14h53)
Compartilhar

Com a maior audiência televisiva em seis anos, a cerimônia do Grammy 2010 aconteceu no dia 31 de janeiro. A notícia pode parecer ótima, pois remete a uma maior visibilidade dos artistas e, consequentemente, um expressivo crescimento nas vendas de discos. Porém, os números não superaram as expectativas, ficando abaixo dos anos anteriores.

Beyoncé, a maior vencedora da premiação com 6 estatuetas, dobrou as vendas semanais de I Am...Sasha Fierce, com 32 mil cópias, enquanto o grupo Black Eyed Peas, que levou 3 prêmios, subiu 76% nas vendas e atingiu 70 mil cópias de The E.N.D.. Já o álbum Fearless, de Taylor Swift, ganhador de Álbum do Ano, atingiu 53 mil cópias vendidas, ou seja, um aumento de 58% no período.

Nada comparada a anos anteriores quando, em 2009, o disco Raising Sand (parceria do ex-Led Zeppelin Robert Plant e a cantora Alison Krauss) levou o prêmio de Álbum do Ano e viu suas vendas subirem impressionantes 715%. Em 2008, os números foram ainda mais expressivos: o álbum River: The Joni Letters, de Herbie Hancock, cresceu 967%.

Mike Dungan, presidente da gravadora Capitol Nashville, acredita que a impressão causada na cerimônia ajuda. "Uma boa performance no show vale seu peso em ouro", afirma. Lady Gaga é a maior prova disso: em uma apresentação com Elton John, a cantora teve 79 mil cópias vendidas de seu álbum Fame, além das 71 mil unidades do álbum 2010 Grammy Nominees.

Curiosamente, a data pode ser a grande aliada na queda das vendas dos artistas do Grammy. Isso se deve ao adiantamento da premiação, tradicionalmente realizada próximo ao dia 12 de fevereiro, ou seja, o Dia dos Namorados nos EUA. Porém, a premiação do Grammy foi alterada para não competir com a Olimpíada de Inverno de Vancouver, que terá início exatamente no dia 12.

Lady Gaga e Elton John: apresentação da dupla na cerimônia favoreceu as vendas dos discos da cantora
Lady Gaga e Elton John: apresentação da dupla na cerimônia favoreceu as vendas dos discos da cantora
Foto: Getty Images
The New York Times
Compartilhar
Publicidade