Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Globo surpreende com boletim sobre ações judiciais contra homenagem a Lula na Sapucaí

Informações passadas ao vivo antes do início do desfile da Acadêmicos de Niterói quebraram o padrão da transmissão

15 fev 2026 - 22h54
(atualizado às 23h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A Globo optou por fazer um boletim sobre as ações na Justiça que tentaram impedir o desfile da Acadêmicos de Niterói devido ao enredo sobre a história do presidente Lula.

O repórter Pedro Bassan falou por 3 minutos e 20 segundos — um tempo muito acima do habitual para entradas ao vivo nas transmissões do Carnaval — explicando a alegação de propaganda eleitoral antecipada e a polêmica dos repasses de verba pública à agremiação.

Geralmente, informações a respeito de controvérsias com as escolas são comentadas pelos apresentadores, sem entrar em detalhes, para não interferir no roteiro e no tempo da transmissão.

O bloco jornalístico criado pela Globo pode ser justificado pelo interesse público sobre o caso, amplamente repercutido pela imprensa nos últimos dias, mas rompeu com a expectativa habitual dos telespectadores.

Ao antecipar a discussão judicial antes do desfile, a emissora colocou a controvérsia como moldura da apresentação que viria a seguir. Mesmo que a intenção fosse apenas noticiar, a ordem dos fatos pode influenciar a percepção do público.

Foi uma decisão editorial acertada ou excessiva? Essa discussão provavelmente vai continuar após a Quarta-feira de Cinzas. Não será surpresa se partidos de oposição a Lula incluírem o monólogo de Pedro Bassan na transmissão da Globo em prováveis novas ações.

Pedro Bassan até levou uma 'cola' em papel para conseguir transmitir todas as informações que ocuparam mais de 3 minutos da transmissão
Pedro Bassan até levou uma 'cola' em papel para conseguir transmitir todas as informações que ocuparam mais de 3 minutos da transmissão
Foto: Reprodução/TV
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade