Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Globo mostra como o telespectador vai comprar em tempo real produtos oferecidos na TV 3.0

Canal aproveita reportagem sobre o universo da publicidade para estimular o consumismo do público

12 out 2025 - 08h38
(atualizado às 08h38)
Compartilhar
Exibir comentários

De carona na fictícia agência Tomorrow, da novela ‘Vale Tudo’, a Globo exibiu um ‘Globo Repórter’ especial sobre a publicidade brasileira, com destaque para a relação das propagandas com a televisão.

O canal líder de audiência aproveitou para divulgar a TV 3.0, também chamada de DTV+, novo padrão da televisão digital no país.

Como exemplo, usou uma cena de ‘Dona de Mim’ em que Abel (Tony Ramos) observa um colar. Na tela, surgiram ícones para comprar a joia, o relógio usado pelo ator e a luminária do cenário, e apareceu uma simulação colocando os itens selecionados no carrinho de compras.

É assim que vai funcionar: o telespectador usará o controle remoto e o celular (que será sua carteira digital) para adquirir produtos variados exibidos na teledramaturgia, em programas de auditório, nas partidas de futebol e em outras atrações da programação ao vivo e gravada — e também nos anúncios dos intervalos.

A TV aberta vai se transformar em um shopping center.

O exemplo mostrado na Globo: vai dar para comprar quase tudo o que aparecer em destaque na tela
O exemplo mostrado na Globo: vai dar para comprar quase tudo o que aparecer em destaque na tela
Foto: Reprodução/TV

Quem quer dinheiro?

As compras em tempo real na TV 3.0 poderão aliviar o aperto financeiro da maioria das redes de TV.

Além da Globo, a Record, o SBT e a Band estão otimistas com o provável faturamento gigantesco possibilitado pela nova tecnologia.

Estas emissoras vão ampliar a relação comercial com grandes marcas e marketplaces. Além disso, poderão vender produtos com sua própria ‘brand’.

Exemplos hipotéticos: a Globo oferecer canecas térmicas com os logotipos de seus programas ou disponibilizar congelados com a marca ‘Mais Você’ com a imagem de Ana Maria Braga estampada na embalagem.

A atenção do público estará dividida entre o conteúdo do que assiste e as promoções tentadoras. A TV 3.0 deverá entrar no ar até a metade de 2026.

Durante a exibição de uma partida de futebol, por exemplo, o telespectador poderá comprar produtos relacionados, como chuteiras usadas pelos craques e ingressos para futuros jogos
Durante a exibição de uma partida de futebol, por exemplo, o telespectador poderá comprar produtos relacionados, como chuteiras usadas pelos craques e ingressos para futuros jogos
Foto: Imagem criada pelo Google Gemini a pedido da coluna Sala de TV
Sala de TV Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade