Filha de Regina Duarte diz como foi trabalhar com a mãe na TV: ‘Tinha horas que a gente queria se matar’
Gabriela Duarte dividiu o set de gravação com a atriz durante a novela 'Por Amor', de Manoel Carlos, exibida em 1997
Gabriela Duarte relembrou sua experiência intensa e desafiadora ao atuar com sua mãe, Regina Duarte, na novela "Por Amor" em 1997, destacando embates e cumplicidade no set.
Não é todo mundo que tem a experiência de trabalhar ao lado da mãe. Ainda mais em um novelão de sucesso como Por Amor, de 1997. Quem teve essa oportunidade foi Gabriela Duarte, filha de Regina Duarte. Quase 30 anos depois, a atriz revelou os detalhes de como era dividir o set com a matriarca da família.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Ao videocast Novelão, do jornal O Globo, Gabriela relembrou os bastidores da obra escrita por Manoel Carlos. Na trama das nove, ela interpretava Maria Eduarda, filha de Helena, vivida por Regina. O clima era familiar até na abertura, recheada de fotos da atriz quando criança e lembranças da família Duarte.
Toda essa atmosfera pessoal deixou a artista mais à vontade para viver a protagonista. "Acho que a gente sempre acreditou na força dessa relação. Na cumplicidade, no quanto a gente se conhecia, mãe e filha", argumentou.
Apesar das gravações não terem sido sempre um 'mar de rosas', o saldo foi positivo para a filha de Regina. "É complicado, sim; a gente sabe que não é fácil. Tem toda uma questão aí de identidade, que eu vim trabalhar ao longo da vida. Mas tem também a questão de ter esse apoio mesmo, de estar muito confortável trabalhando do lado de uma pessoa em que você confia tanto", considerou.
A junção de tanta intimidade combinada com uma convivência intensa também resultou em embates entre mãe e filha.
"A gente fazia tudo juntas. No início da novela, aquela coisa de Veneza, a gente acordava às 4h30 da manhã para pegar os primeiros raios de sol. A gente começava a gravar às 6h da manhã e ia até às 21h da noite. Então, tinha horas que a gente queria se matar. Tinham muitas brigas, sim", admite.
Aos 78 anos, Regina Duarte está afastada das novelas. O último folhetim em que fez parte do elenco foi Tempo de Amar, de 2017. Desde então, a artista se dedicou a assuntos políticos e, declaradamente bolsonarista, chegou a assumir a pasta da Secretaria Especial da Cultura no governo de Jair Bolsonaro por dois meses.
Apesar de afastar o retorno à TV, Regina chegou a aparecer na programação de comemoração de 60 anos da Globo. O ícone global marcou presença em entrevistas e no show dedicado ao aniversário da emissora, exibido no mês passado.
Já Gabriela Duarte não assume um papel na TV Globo desde 2018, quando fez a novela Orgulho e Paixão. Aos 51 anos, a artista gerencia o tempo entre peças teatrais e a apresentação de um podcast na internet.