Fátima Bernardes comenta transição de carreira para as redes sociais
Fátima Bernardes comenta sobre a decisão de trocar a TV pela internet, revela medo e desafios da transição e planos para o futuro
Há pouco mais de um ano, a jornalista Fátima Bernardes, de 62 anos, surpreendeu ao deixar a televisão após mais de três décadas para se aventurar como criadora de conteúdo no YouTube. Em uma palestra mediada por Hugo Gloss, a apresentadora abriu o jogo sobre a transição e as motivações por trás da mudança.
Fátima revelou que a decisão foi motivada pelo desejo de um novo estilo de vida. "Trabalhava todos os dias há mais de 30 anos e queria uma outra rotina", contou, destacando que percebeu que seu último programa de TV estava se aproximando novamente do jornalismo, área que ela já havia explorado por muito tempo. Para ela, era o momento ideal para uma nova guinada, antes que se passasse mais tempo.
Apesar da experiência e do sucesso na TV, Fátima confessou ter ficado "apavorada" com a transição, mas descreveu seu primeiro ano na internet como um período de grandes descobertas. Ela aprendeu a se aproximar do público de uma nova maneira, a entender o que as pessoas queriam saber sobre sua vida, mesmo após tantos anos de exposição na mídia. A jornalista se dedica a ler os comentários em seus vídeos e a buscar novas ideias para o canal.
Uma das maiores dificuldades, segundo ela, foi a adaptação à linguagem da internet. "Me disseram: 'A gente quer que você abra a câmera, que você olhe para a câmera e você fale'", relembrou. O desafio era falar de forma mais pessoal e espontânea. Seu primeiro vídeo nesse estilo, sobre a síndrome do ninho vazio, foi um sucesso e a ajudou a entender a nova dinâmica.
Em um outro vídeo, Fátima revelou 35 curiosidades sobre sua vida, surpreendendo os seguidores com detalhes como o fato de odiar gema mole. Apesar de já ter recebido propostas de canais a cabo e plataformas de streaming, a apresentadora não abre mão de se dedicar ao seu projeto pessoal, que, segundo ela, está "buscando caminhos".
Ver essa foto no Instagram