Em 2025, novelas da Globo variaram de sucessos tímidos a frustrações inesperadas no Ibope
Emissora continua com índices baixos em relação ao que registrava antes da pandemia
Apesar da migração cada vez maior de público da TV aberta para plataformas de streaming, a teledramaturgia da Globo não teve um ano desastroso no Ibope.
‘Vale Tudo’ herdou índices baixos de ‘Mania de Você’, demorou a subir, mas conseguiu aumento de 11% na faixa das 21h. Nada fantástico, mas relevante.
Os 2,3 pontos a mais na média geral foram valorizados pela repercussão nas redes sociais, onde se falou bem e mal do remake do começo ao fim dos capítulos, gerando um engajamento importante.
Após 50 capítulos, ‘Três Graças’ ainda não decolou no ranking. Está com 21.5 pontos, um desempenho abaixo do esperado — e pode piorar devido à tradicional queda de aparelhos de TV ligados entre dezembro e janeiro.
Às 19h, houve desempenho positivo: ‘Dona de Mim’ cresceu a audiência em 9% (1.8 ponto) na comparação com a antecessora, ‘Volta Por Cima’.
O horário das 18h empolgou menos. ‘Garota do Momento’ terminou com público menor do que a produção anterior, ‘No Rancho Fundo’.
A substituta ainda no ar, ‘Êta Mundo Melhor!’, está com média parcial apenas 1 ponto acima (19.3), sem corresponder à gigantesca expectativa criada por ser uma continuação do fenômeno ‘Êta Mundo Bom!’ (27 pontos em 2016).
O pior desempenho da Globo foi no vespertino ‘Vale a Pena Ver de Novo’: dos 16.8 pontos de ‘A Viagem’ para os atuais 12.8 de ‘Rainha da Sucata’. Uma decepção surpreendente já que a internet havia se animado com o anúncio da volta do folhetim protagonizado por Regina Duarte.
Na outra sessão de reprises, a ‘Edição Especial’, o índice de ‘História de Amor’ tem sido mantido por ‘Terra Nostra’: 11 pontos.
No Globoplay, a grande aposta do ano foi ‘Guerreiros do Sol’, lançada após alguns adiamentos. A trama sobre o cangaço recebeu elogios, porém, menos festejada do que ‘Beleza Fatal’, do HBO Max, a novela curta mais popular do ano. A antagonista Lola (Camila Pitanga) entrou para a galeria das vilãs adoradas.
Mesmo distante dos habituais 30 pontos antes da pandemia, a Globo se manteve líder no Ibope ao longo de 2025, com confortável vantagem em relação à Record e SBT.
No digital, o Globoplay em 10º ano no ar aumentou o número de assinantes e o faturamento, mas ainda não ameaça a posição confortável das preferidas Netflix e Prime Video.